RAIMUNDO COUTO

Sem medo de ser feliz!

Redação O Tempo


Publicado em 31 de maio de 2017 | 03:00
 
 
 
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O caro (a) leitor que acompanha minha trajetória profissional como jornalista especializado no setor automotivo, há alguns anos já percebeu que é lugar-comum para a plena realização de nosso ofício participar de tests drives no Brasil e fora dele, com o intuito de colher as primeiras impressões acerca do automóvel que está sendo lançado ou renovado em determinada ocasião.

Em um passado até mesmo recente, as dificuldades era maiores, tanto para quem organizava esta programação como para quem, como nós, teria de cumpri-la. Isso porque todo o roteiro do test drive precisa ser devidamente mapeado, com registros relevantes que identifiquem exatamente a localização e, principalmente, a quilometragem necessária a ser percorrida entre um ponto e outro até o destino final do trajeto, ou seja, o retorno ao local de partida. Para facilitar a vida do jornalista, é elaborada uma espécie de livreto de navegação, o chamado “road book”, que contém todas as informações sobre o percurso a ser cumprido.

Acontece que nem sempre tudo sai de acordo com o planejado ou desejado. Por muitas vezes, um vacilo, uma dúvida, uma informação equivocada ou mal interpretada acaba por levar a dupla de escribas (na grande maioria das vezes, estes testes são realizados com dois jornalistas por veículo) para lugares que nada têm a ver com o que foi previsto. E até que se consiga encontrar novamente o fio da meada e recomeçar a jornada, muito tempo foi perdido. Neste muitos anos de militância na área, já presenciei inúmeras vezes casos de colegas (jornalistas) que se perderam por completo, e, para resgatá-los, foi preciso o empenho de uma verdadeira força-tarefa especializada, sem o que não seria possível retomar a normalidade e dar sequência à programação.

Com o advento da internet tudo, ou quase tudo, mudou. A facilidade ocasionada pelo GPS, o sistema de posicionamento global que permite a localização via satélite em tempo real, praticamente pôs fim aos casos de jornalistas desgarrados ou perdidos. Quando falamos “quase”, nos referimos a algumas situações pontuais, como a que acontece quando o carro que está sendo avaliado e submetido ao teste não oferece o GPS. Hoje, as empresas organizadoras dos eventos quase nunca confeccionam mais o road book. Em vez disso, disponibilizam um tablet em que são registradas, curva a curva, todas as informações necessárias para orientação dos jornalistas durante o tests drive.

A propósito, Ricardo Simões, membro da Comissão de Estudos de ITS da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou recentemente um artigo abordando a importância do uso dos aplicativos para o trânsito, mas, também, fez um pertinente alerta: “ao mesmo tempo em que podem promover a economia de tempo e dinheiro, esses aplicativos também podem ser um convite à negligência – e talvez seja esse o temor dos gestores de trânsito. O Waze, uma das mais conhecidas plataformas colaborativas de trânsito do mundo, disponibiliza trajetos mais rápidos, mas também permite que o motorista burle a fiscalização, se inclinado a este tipo de conduta. Tão arriscado quanto o uso inadequado do aplicativo, porém, é ignorar o poder que ele tem. Cabe aos gestores, portanto, conhecer e aproveitar essas tecnologias a seu favor, sem deixar de cumprir seu papel fiscalizatório”, opina o consultor de trânsito.

Muitos são os casos pitorescos de “perdidas” em tests drives que entraram para os anais das histórias envolvendo a turma que cobre o setor automotivo. Em uma outra ocasião, contamos algumas. Até a semana que vem!

 

Altas Rodas

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Concessionária oferece ampla loja de produtos originais da Yamaha

O Grupo Orange BH inaugurou, no último dia 13, a concessionária O2BH Yamaha, nova representante da marca japonesa em Belo Horizonte. A concessionária Yamaha foi inaugurada apenas um ano após o começo das operações do Grupo Orange com a Kawasaki e dois anos após ser aberta a primeira loja do grupo, a flagship store KTM, primeira da marca no país. Felipe Nacif, sócio-proprietário do Grupo Orange BH, comemora a ampliação da empresa, que agora tem uma gama ainda maior de produtos em um mesmo local, na avenida Barão Homem de Melo 4.278, no Estoril.

“Para nós, é um motivo de orgulho imenso agregar essa marca tão tradicional ao portfólio do grupo, expandindo ainda mais nossa oferta para os clientes”, comemora Nacif.

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