Em tempos de crise são as novas ideias que fazem movimentar o mercado. Nesse caso, a proposta não é inédita, uma vez que o sistema de compartilhamento de bens já é conhecido há algum tempo. De automóveis normais, do dia a dia, aos carrões superesportivos, hoje, é possível experimentar o sistema. No Brasil ainda estamos engatinhando nesse quesito e, de quando em vez, pipoca aqui e acolá algo diferente sobre esse tema. Vale lembrar que o sistema na Europa, principalmente na Alemanha, conta, inclusive, com grandes montadoras, incentivando, bancando e acreditando que, em um futuro muito próximo, será essa forma, compartilhada, uma das soluções para amenizar o grave problema do transporte.
Dentro desse assunto, nos chega uma curiosidade que merece divulgação: o compartilhamento de preciosidades pertencentes a colecionadores. Foi criado, recentemente, o site CenaZERO. Dessa forma, colecionadores de carros antigos de todo o Brasil colocam sua coleção de veículos para locação. O foco é disponibilizar esses cobiçados “velhinhos” para casamentos, filmagens e eventos em geral e utilizar o valor das locações para manutenção e conservação dos veículos. Mas nada impede o particular de alugar um bólido carregado de tanta exclusividade para um fim de semana diferenciado, por exemplo.
Na opinião de Felippe Costa Ayres, 34, do Rio de Janeiro, um dos colecionadores que aderiram à proposta, “alugar os carros no CenaZERO traz grande visibilidade para a coleção e permite fazer caixa para manutenção e preservação dos veículos”. Dentre outros automóveis de seu acervo estão anunciados um PT Cruiser conversível, um Ford Landau 1980 e um Chrysler 300C, que já foram utilizados em novelas e filmes.
Outro participante do site é Luís Henrique Zanini, 25, de Florianópolis (SC), que também optou pelo site para oferecer seus carros. Proprietário da RZ Auto Antigos, o catarinense dispõe de dez unidades em oferta, cinco delas modelos conversíveis, como o Chevrolet Corvette 1962, Ford Thunderbird 1957, Cadillac De Ville 1966, Buick Le Sabre 1963 e um fora de série, o Ford Galaxie 500 1966. A paixão que vem de família: o jovem de Floripa disse ter herdado do pai, também colecionador e sócio do Veteran Car Club, a preferência pelos antigos.
Criado por publicitários e produtores de filmes, o site pretende facilitar a vida de quem precisa fazer produções de fotos ou vídeos. No CenaZERO a pessoa pode encontrar, além de caros antigos, lugares belos e inusitados, um veículo diferente, um objeto raro ou um equipamento específico para produzir uma sessão de fotos ou a filmagem de um comercial com todos os equipamentos necessários. Também quem tem um objeto desses, ocioso em casa, pode alugar até por apenas um dia. Os itens podem ser anunciados gratuitamente por qualquer pessoa do país, que estipula seu preço e recebe o valor de cada diária locada de forma integral e com segurança.
Estão cadastrados mais de 800 usuários e cerca de 400 itens anunciados, entre mansões, casarões, palacetes tombados pelo Patrimônio Histórico e estúdios; desde carros da década de 30 a lanchas de 40 pés; máquinas de escrever antigas, bicicletas, instrumentos musicais. Para uma visita, basta digitar www.cenazero.com.br.