Está perto, na velocidade que passa o tempo, em um piscar de olhos o dia 8 de novembro surge no horizonte, trazendo a reboque a maior e mais importante exposição de automóveis da América Latina: o Salão do Automóvel de São Paulo. Será a 30ª edição da mostra automobilística, e a segunda vez que acontecerá na casa nova, depois que o pavilhão do Anhembi se tornou pequeno e desconfortável diante do crescente público que a feira atrai.
O novo espaço já foi testado, aprovado e comprovou que a mudança era necessária. O São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, mostrou-se mais que adequado para receber a pujante indústria automobilística, que mesmo em tempos de grave crise exibiu novidades significativas para o mercado. Em tempos idos, mesmo sendo recebido com grande expectativa, o evento, que reúne o que de mais importante acontece no acelerado mundo das quatro rodas, não constituía, necessariamente, um momento onde muitos segredos seriam revelados. Isso porque ao logo do ano, nos meses que antecedem a abertura da mostra, que acontece nos anos pares, as montadoras promovem, paulatinamente, o lançamento de seus produtos para o ano seguinte.
Seguindo a tradição, não será diferente desta vez. Mas isso não é motivo para esvaziar um evento de tanta importância para economia e mercado em geral, fora a grande paixão que o brasileiro nutre pelo universo das quatro rodas, o que por si só já garantiria o sucesso da iniciativa.
O principal evento do segmento na América Latina abrigará 30 marcas de veículos que apresentarão mais de 500 carros, algum até em primeira mão. A organização espera receber mais de 700 mil pessoas que terão a oportunidade de conhecer as novidades, interagir com os carros e ainda testar mais de dez marcas nas pistas de testes espalhadas pelo mais de 23 mil metros quadrados de área externa do espaço.
Entre muitos dos destaques, o estande da FCA promete surpreender. A maior atração deve ser a estreia da versão aventureira do Argo, ainda sem nome definido, e que deve vir equipado com motor 1.8 16V de 139 cv. Além do hatch, outra novidade é o facelift do Jeep Renegade, que já chegou à Europa no meio do ano e estreou nas concessionárias brasileiras antes mesmo do salão. Com o slogan “A conexão que nos move” aposta na diversidade de atrações que misturam emoção, diversão, interação e experiências, tudo isso dentro de uma proposta moderna e trazendo novos conceitos sobre mobilidade e tecnologia.
Para visitar a mostra, muitas agências de viagem preparam pacotes especiais. De dois em dois anos os holofotes do acelerado universo dos automóveis se convergem para capital paulista, e a cada edição é maior o interesse pela tema que tanto apaixona os brasileiros.