O TEMPO

Clonagem do WhatsApp

Desde a criação desse aplicativo de mensagens, as formas de praticar esse golpe foram sendo modificadas e possuem muitas variantes

Por Rodrigo Bustamante
Publicado em 11 de fevereiro de 2021 | 21:04
 
 
 
normal

Um dos principais golpes virtuais praticados atualmente é o conhecido como “clonagem do WhatsApp”. Desde a criação desse aplicativo de mensagens, as formas de praticar esse golpe foram sendo modificadas e possuem muitas variantes.

Para cometer o delito, o golpista precisa conhecer o número do telefone utilizado pela vítima no WhatsApp e a sua senha de acesso, isto é, o código verificador de seis dígitos obtido a partir do mecanismo de segurança chamado “Confirmação em duas etapas”, que nada mais é do que uma senha criada pelo usuário para acessar o app.

Diante do momento em que vivemos, criminosos têm aproveitado a vacinação contra a Covid-19 para aplicar golpes no país. O ideal é não acessar links recebidos pelo WhatsApp para um provável cadastro de vacinação e realizar o cadastro pelo site oficial da prefeitura de seu município. Aqui, em Minas Gerais, já há alertas ao público prioritários sobre os cuidados ao serem chamados para receber as doses da imunização.

Os agendamentos para a vacinação da Covid-19 são de responsabilidade de cada município. Em Minas, há cidades que optaram por fazê-los por cadastros dos grupos prioritários, outras escolheram entrar em contato com as pessoas por telefone. Ainda há aquelas que agendam a vacinação nas próprias unidades de saúde.

A recomendação é que a população fique atenta sobre os agendamentos e os contatos, pois os agentes de saúde devem se identificar sempre que forem às residências, usando uniforme e/ou crachás. Antes de receber a equipe em seu domicílio, é importante que o indivíduo cheque a informação com a sua unidade de saúde. Em caso de dúvidas, também é possível acessar os sites oficiais, como as páginas das prefeituras, da SES-MG ou do Ministério da Saúde. 

Além dos cuidados citados, proceda à ativação da confirmação em duas etapas. Para ativar esse recurso no WhatsApp, abra: Configurações (Android)/Ajustes (iOS) >Conta >Confirmação em duas etapas >ATIVAR. Ao ativar esse recurso, você pode inserir o seu endereço de e-mail. Caso você esqueça o seu PIN de seis dígitos, o WhatsApp enviará um link a esse e-mail para desativar a “Confirmação em duas etapas”. Isso também ajudará você a proteger sua conta e suas informações.

Jamais forneça para qualquer pessoa o código verificador que você recebe via SMS em seu celular.

No texto, é informado que o código se refere ao WhatsApp, e o site da OLX, por exemplo, não exige código algum para ativar anúncios. 

Desconfie de pessoas que peçam para você fazer pagamentos e/ou transferências bancárias em caráter de urgência.

Confirme se a pessoa com quem você está conversando e está te fazendo esse pedido é realmente quem diz ser.

Ligue, faça perguntas que somente ela saberá responder, confirme a identidade dela.

Prevenir para evitar.

Polícia Civil, mais próxima de você!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!