O TEMPO

Delegacia Virtual: a um clique de você

O cidadão pode registrar ocorrências e fazer outros serviços a partir do mecanismo


Publicado em 25 de setembro de 2020 | 08:54
 
 
 
normal

Quando a internet foi criada, em 1969, não tínhamos ideia de quão importante seria a rede de computadores na vida de todos. No mundo de hoje, em constante transformação, há inúmeras informações que podem ser acessadas com apenas um clique. A “rede” possui papel primordial no que diz respeito a novas formas de comunicação, difusão de informações e busca por novas oportunidades e serviços, muitas vezes essenciais à gestão do Estado. Nesse contexto, em 2014, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) criou a Delegacia Virtual para o cidadão registrar ocorrências e tem aprimorado os serviços, com ampliação de opções de registros de eventos sociais.

Na Delegacia Virtual há, atualmente, a possibilidade de se registrarem, de forma online, ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas, desaparecimento de pessoas e localização de desaparecidos, perda de objetos e documentos, localização de desconhecido, danos simples, furtos e violência doméstica e familiar. Nesse último item, a pessoa pode informar se o caso se trata de ameaça, vias de fato, lesão corporal ou descumprimento de medidas protetivas de urgência. Após inserir a informação, há a opção de requerer a medida protetiva de urgência, cabendo ao solicitante selecionar a medida protetiva necessária.

Ainda no ambiente virtual, o aplicativo MG Mulher, também desenvolvido pela Polícia Civil com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), é mais uma ferramenta de proteção às vítimas de violência doméstica. Por meio do app, é possível encontrar, mediante sua localização, endereços e telefones úteis de delegacias de polícia, centros de prevenção à criminalidade e unidades da Polícia Militar.

O aplicativo possui conteúdos com a temática violência doméstica, possibilitando a disseminação do assunto de maneira rápida, além de criar uma rede colaborativa de contatos confiáveis que poderá ser acionada em situações de perigo.

Os serviços da Delegacia Virtual estão disponíveis no site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. Depois de registrada, a ocorrência possui o mesmo valor jurídico que um registro realizado presencialmente em uma unidade policial. O registro passa por uma triagem, que funciona 24 horas por dia e certifica a veracidade das informações prestadas. Em apenas 15 minutos, é emitido o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), e a ocorrência é encaminhada, via sistema, à delegacia competente para iniciar as investigações.

Criada para melhor atender o cidadão, essa ferramenta busca trazer conforto ao usuário e eficiência ao serviço público e, principalmente, demonstra a preocupação da Polícia Civil de estar mais próxima de você!

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!