ROTARY

Uma grande ideia em prática

Redação O Tempo


Publicado em 05 de março de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Há 113 anos, os quatro associados do primeiro Rotary Club da história realizaram sua primeira reunião. Apenas alguns anos depois o voluntariado e o serviço comunitário começaram a ser considerados pelos rotarianos.

Aquela primeira reunião não foi realizada em um hotel ou restaurante, mas no escritório de um dos associados. Pelo que sabemos, não havia programa ou anúncio, nenhum relatório de comissão, palestrante ou crachá. Sem dúvida, a reunião não teria cumprido os padrões de hoje para um encontro produtivo do Rotary. Mas foi, é claro, nossa reunião mais produtiva já realizada.

Atualmente, como em 1905, muitos de nós buscamos no Rotary o mesmo que Paul Harris procurava: amizades, contatos, um lugar para se sentir em casa. Mas, atualmente, nossa organização nos dá muito mais do que poderia ter oferecido aos seus primeiros associados. O Rotary de hoje, fortalecido por mais de 1,2 milhão de associados, faz com que a gente se sinta em casa não apenas no nosso pequeno grupo, mas, também, em qualquer outro Rotary Club do mundo inteiro.

Hoje, o Rotary conecta todos de uma forma que Paul Harris nunca poderia ter sonhado naquela longínqua noite de fevereiro. Não só podemos ir a qualquer lugar do mundo onde exista um Rotary Club e nos sentirmos em casa como também podemos fazer a diferença neste mundo.

Nos 113 anos que se seguiram àquela primeira reunião, o Rotary se tornou muito maior e mais diversificado do que nossos associados pioneiros poderiam imaginar. Nós passamos de uma organização de apenas homens brancos a uma que acolhe mulheres e homens de todas as origens e etnias, cujo propósito declarado é servir, refletido em nosso lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. E nos tornamos não só uma organização capaz de mudar o mundo, mas também que já o fez concretamente, graças ao nosso trabalho para erradicar a poliomielite.

Nenhum de nós pode saber o que o futuro reserva ao Rotary. O que devemos fazer é continuar nos baseando nos fundamentos sólidos que Paul Harris e seus amigos nos apresentaram: forjar e fortalecer os laços de voluntariado e amizade por meio da diferença que o Rotary continua fazendo.

Ian Riseley, Presidente 2017-18 do Rotary International

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!