ROTARY

Unidos pela saúde de mães e bebês

Redação O Tempo


Publicado em 16 de abril de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Dezesseis mil crianças com menos de 5 anos de idade morrem todos os dias. A informação é do Relatório 2015 – Níveis e tendências em mortalidade infantil, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial.

Segundo o documento, o Brasil conseguiu reduzir em 73% a mortalidade infantil, atingindo um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Porém, em 32 municípios, o índice de óbitos supera 80 crianças para cada mil nascidas vivas. Em torno de 45% das mortes ocorrem no período neonatal – os 28 primeiros dias de vida. Cerca de metade das causas são associadas à desnutrição.

O problema é que nosso país é um dos que mais desperdiçam alimentos. Segundo a Embrapa, do total das perdas, 10% ocorrem no campo; 50%, no manuseio e no transporte; 30%, nas centrais de abastecimento e comercialização; e 10%, em supermercados e junto aos consumidores. 

O que você e seu clube podem fazer para impedir essas perdas? O Rotary realiza projetos sustentáveis, como o incentivo ao trabalho com as comunidades para apoiar a saúde materna, neonatal e infantil. Fornecemos vacinas e antibióticos para bebês, facilitamos o acesso a serviços médicos essenciais e contribuímos para que mães e filhos recebam a assistência de agentes da saúde bem treinados. Por meio de programas patrocinados pelo Rotary, as mulheres aprendem como prevenir a transmissão do HIV, a amamentar seus filhos e a protegê-los e a si próprias de doenças. No Brasil, o Rotary já financiou vários bancos de leite e treinou muitas pessoas para a prática correta da puericultura.

Visitei um clube que tinha um projeto muito inteligente e barato. Todos os anos, seus associados, com estagiários de bioquímica, realizam exames de fezes nas escolas do município. Pasmem com os resultados: 80% das crianças tinham verminose. Estamos falando de crianças mal-nutridas, e o pouco que seus organismos obtinham estava sendo roubado pela verminose.

Estou no Rotary porque podemos fazer a diferença na vida dessas crianças. Comece já um projeto no seu clube. As crianças o agradecerão um dia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!