Serginho Líbero

A dificuldade para conseguir um visto de trabalho

Passei seis meses na República Tcheca e até hoje não peguei o visto de trabalho de longa duração, acreditem!

Por Serginho Líbero
Publicado em 22 de fevereiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Passei seis meses na República Tcheca e até hoje não peguei o visto de trabalho de longa duração, acreditem!

Descobri, tentando tirar o visto, que entre os atletas que embarcam para o exterior isso é muito comum. Mas, como assim? Estar irregular em outro país não estava nos planos, mas, por alguns meses, isso aconteceu. 

Saímos do país com um visto de trabalho temporário e a família estava legal como turista. Elas aguardavam o meu visto, conhecido como visto de longa duração, para dar entrada no visto deles na categoria reunificação familiar. 

Em agosto de 2019 fiz todos os procedimentos legais no consulado em São Paulo. Paguei caro por traduções, apostilamento, passagens aéreas para mim e para a minha família. Com o passaporte carimbado com o visto de curta duração, no dia 29 de agosto partimos para a Europa. No documento, consta o tempo estipulado para o consulado liberar o visto de longa duração, prazo de 120 dias. A expectativa era que tudo tivesse certo em dezembro, antes da permanência provisória expirar. 

Dentro do período de 120 dias fomos à cidade de Bratislava, na Eslováquia, dar entrada no visto da minha família. Impossível descrever o número de documentos e papéis necessários para obter. Fomos maltratados no consulado e voltamos para a República Tcheca sem conseguir o que queríamos. Agendamos novamente e fomos em busca dos documentos solicitados. O consulado dependia de documentos do time que comprovavam o vínculo, mas não estava ao meu alcance. 

E-mails, mensagens, contato com o consulado em Belo Horizonte e em São Paulo estavam na lista de prioridades. Os responsáveis em Belo Horizonte e em São Paulo sempre nos atenderam prontamente, tentando informar quando o visto estaria pronto, mas não conseguiam repassar informações precisas pois não tinham acesso ao processo, que se encontrava em Praga. 

Mais uma visita a Bratislava, mais uma vez não conseguimos o visto, até porque eu já estava ilegal no país e decidimos retornar ao Brasil. Não houve problema sério de deportação mas estávamos sujeitos, uma vez que o visto venceu. Faltando uma semana para retornar ao Brasil recebi um e-mail do consulado dizendo que o visto estava pronto, mas era tarde demais. Ainda sem visto e no Brasil, já comprei a passagem para buscar o visto que não sei se vou usar futuramente.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!