ESPAÇO DA FÉ

A mensagem do Salmo 23

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época

Por Pr. Jorge Linhares
Publicado em 27 de fevereiro de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Que o mundo está passando por tribulações, medos e apreensões ninguém duvida. Todos os dias há notícias de novas doenças, novos vírus, novos males, novas guerras. A impressão que se tem é de que não há mais paz no mundo. Todavia, há um povo que, não obstante todas essas coisas, ainda consegue descansar. É o povo que descansa no Senhor, como ovelhas no aprisco. O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época.

Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial. O uso do pronome possessivo “meu”, usado pelo salmista, nos transmite a ideia de intimidade e comunhão. Se o Senhor é nosso pastor, podemos descansar, mesmo sob as torrentes de águas, porque não nos faltarão paz, segurança, provimento e amor. Todas as nossas necessidades serão supridas, porque o pastor jamais faltará com sua responsabilidade. Ovelhas só descansam depois de se sentirem seguras, sem temores ou fome. O bom pastor leva seu rebanho para as boas pastagens e a beber em ribeiros tranquilos, porque sabe que ovelhas temem águas revoltas.

Ovelhas são míopes, só enxergam até oito metros à frente e não têm senso de direção. Por isso, os pastores da Palestina conduzem suas ovelhas por meio de trilhas. A ovelha que escolher seu próprio caminho corre o risco de se envolver em situações perigosas. Deus nunca nos conduz a becos sem saída ou a precipícios. Sua orientação sempre nos leva a caminhos seguros.

Existe uma trilha perigosa entre Jerusalém e o mar Morto, chamado de Vale da Sombra da Morte, onde os pastores andam lado a lado com suas ovelhas, para que nenhuma caia no abismo. Assim é Deus conosco, não importa se nosso vale é pobreza ou tribulações. Ele sempre nos traz consolo e provisão. Quando achamos que tudo vai mal, ele muda nossa história.

Ainda que permita que passemos pelo vale, Ele nos enche de graça e nos leva a pastos verdejantes. O Senhor sempre nos fortalece, por meio de Jesus. Dessa forma, o diabo, nosso adversário, não pode nos fazer mal algum. Somente a Palavra de Deus pode nos conduzir ao triunfo e ao descanso. Ao afirmarmos “O Senhor é o meu Pastor”, estamos expressando nossa convicção de que somente Deus pode nos proporcionar tudo que necessitamos para sermos felizes.

LIVROS

Conheça e adquira os livros do pastor Jorge Linhares no site. Pedidos: (31)3491-2266; vendas@editoragetsemani.com.br.

TODOS OS POVOS

A terceira edição do festival Festa de Todos os Povos acontece neste sábado, às 18h, com a participação do cantor Eli Soares. Local: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 630, Planalto, em BH. Entrada Franca.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!