ESPAÇO DA FÉ

Duas vidas

Redação O Tempo

Por Pr. Jorge Linhares
Publicado em 17 de agosto de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

“O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1.8

A síndrome de “duas vidas” é um mal que tem permeado todas as camadas da sociedade. Pessoas mudam de acordo com os seus interesses ou com o ambiente, como camaleões. A Igreja moderna, de uma forma geral, também não foge disso. Não se pode generalizar, mas existem pessoas que têm uma imagem quando estão na igreja e outra completamente diferente quando estão fora, assumindo um novo caráter e uma nova personalidade. Assim, de forma inconstante, começa a expor o coração dobre e a trilhar caminhos difusos, como mostra o apóstolo Tiago.

Infelizmente, ainda existem pessoas que levam uma vida espiritual dupla e isso não é difícil de ver nas igrejas, nas empresas, nos lares.

Pessoas de vida dupla são como fariseus, que Jesus tratou com severidade exatamente porque mostravam por fora o que não são por dentro. Jesus nunca se agradou daqueles de espírito dúbio e sempre bateu forte contra a duplicidade de vida. Ele deixa isso bem claro, no capítulo 23 do Evangelho de Mateus, quando chama os fariseus de hipócritas por sete vezes. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.”

Mas, a partir do momento em que Jesus Cristo começa a expor a hipocrisia desses homens, eles começam a articular a sua crucificação. Nada muito diferente dos nossos dias, pois quando muitos hipócritas são descobertos, blasfemam, articulam contra o pastor, contra os irmãos e até contra Cristo. Mas, quem se dispõe a viver uma vida dupla está se expondo para tornar-se um joguete de satanás. Muitas vezes, somos tentados a ostentar, principalmente na igreja ou perante outros irmãos, um traje espiritual que nem sempre ostentamos em casa ou no trabalho. Somente quem convive conosco sabe quem realmente somos.

Uma vida de duplicidade nunca agradou ao Senhor. Mas podemos mudar, pedir perdão a Deus, clamar por transformação e buscar o mesmo caráter de Cristo. É desejo do Senhor tratar nossos males ocultos e habilitar-nos a ser tudo aquilo que temos tentado ser, por meio de nossas próprias forças.

Que o Senhor nos abençoe, para que vivamos sem duplicidade de vida e tenhamos uma só personalidade, onde quer que estejamos.

Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
@jorgelinharesoficial

Leia mais

Saiba mais sobre este assunto no livro “Duas Vidas”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br

'Plenitude'

A Igreja Batista Novo Mandamento em Betim está completando 18 anos. O pastor Maurício Castro Alves convida para os cultos em ação de graças, nos dias 25, 26 e 17 de agosto. O tema será “Plenitude”, com base em Éfesios 4:12-16. Na sexta e no sábado, a celebração será às 19h, e domingo, às 19h30. Avenida Independência, 327, bairro Laranjeiras, em Betim.

Semana teológica
A Igreja Batista Getsêmani vai promover a Semana Teológica, de 21 a 26 de agosto, em seu templo sede (rua Cassiano Campolina, 360, no Dona Clara, em BH). Conferencistas: Jorge Linhares, Tassos Lycurgo, Augustus Nicodemus, entre outros. Informações: (31) 3448-9898.

Fé pra viver

Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!