“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” Hebreus 11:1.3

Vivemos num mundo em que muitas pessoas só acreditam naquilo que é palpável, que se vê e que se pode tocar ou sentir. Muitos têm fé em Deus, outros não. Fé humana é inerente ao ser, desde que ele nasce. Todos nascemos com fé em nossos pais, na comida que comemos e em tudo aquilo que podemos ver e sentir. Mas fé em Deus vai muito além, porque a fé divina não é um pulo no escuro.

Ora, a fé humana é diferente da fé divina, porque, pela fé humana, a pessoa tem que ver para crer, mas, pela fé divina, tem de crer para ver.

Tomé, um dos 12 apóstolos, tinha uma fé humana. Ele precisou ver, colocar o dedo nas cicatrizes das feridas de Jesus, para acreditar que Ele ressuscitou. Aquele que tem uma fé apenas humana não verá os prodígios que Deus faz, nem se torna alguém que vive o transcendental. Muitas vezes agimos como Tomé e exigimos respostas, sinais que comprovem os propósitos divinos. No entanto, precisamos crer, antes de ver. A Bíblia nos ensina que a fé é a convicção de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. E nos mostra também, no Evangelho de Mateus, que sem fé é impossível agradar a Deus, pois até mesmo Jesus foi impedido de operar maravilhas, quando o povo não acreditava.

A fé divina, no entanto, é a arma que vence o mundo. Por isso, quando Deus nos diz para crer, está nos pedindo algo totalmente além da razão, pois, aos olhos humanos, a fé é algo irracional. A fé divina é positiva, porque nos levanta e torna-nos gigantes.

Agora, só cabe a nós decidirmos que tipo de fé queremos ter, pois receberemos os benefícios daquilo em que crermos. Tomé confiou no que viu, mas Gideão, Davi, Paulo e Silas, entre outros heróis da fé, resolveram confiar em Deus e, por isso, triunfaram.

Espero que mostremos a fé divina, sempre, para que possamos alegrar o coração do Mestre.

Que Deus os abençoe!

Pr. Jorge Linhares
Igreja Batista Getsêmani
www.getsemani.com.br
Twitter: @_JorgeLinhares

LEIA MAIS
Aprenda mais sobre fé lendo o livro “Fé Humana X Fé Divina”, do pastor Jorge Linhares. Pedidos: vendas@editoragetsemani.com.br, www.editoragetsemani.com.br ou pelo (31) 3491-2266.

SANTA RITA
A cidade de Santa Rita do Sapucaí realiza, até o dia 22, a festa de sua padroeira. Desde terça-feira, estão acontecendo missas todos os dias e, logo após, shows na praça de Santa Rita. Hoje, haverá show com Ediana Maskaro e, dia 21, com João Bosco e Vinícius.

MAIS FESTAS
A paróquia de Santa Rita, em Boa Esperança, está realizando a novena de sua padroeira todos os dias. Até o dia 22, haverá missas, às 19h, na matriz. O Santuário de Santa Rita, em Extrema, também iniciou a novena no dia 13 e vai até o dia 21, com o terço luminoso; as missas acontecem às 19h, sendo que no dia 22 as celebrações serão durante todo o dia. Até o dia 25, haverá festa e música também na praça Getúlio Vargas. Outra cidade que também comemora a festa de Santa Rita é Varginha, na paróquia de Santa Rita de Cássia, no bairro Canaan, com missas de 19 a 22/5, às 19h, e movimento de barracas.