ESPAÇO DA FÉ

Israel

Redação O Tempo


Publicado em 11 de dezembro de 2014 | 04:00
 
 
 
normal

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:1-3

A história nos mostra que muitos países foram fundados por meio de conquistas, colonizações e invasões ou migrações em massa. Israel é a única nação do mundo que se conhece a história de sua formação desde o princípio. Deus foi, pouco a pouco, formando um povo para cumprimento da promessa que fizera a Abraão.

Deus tirou Abraão de Ur dos Caldeus, a capital de uma das principais nações da época, do meio de um povo corrompido e idólatra, a fim de iniciar através dele a nação que haveria de eleger como a portadora de sua mensagem ao mundo.

Assim, o surgimento de Israel se deu com a chamada de Abraão, para que se dirigisse a uma terra desconhecida (Canaã), que haveria de pertencer-lhe e a todos os seus descendentes, como o Senhor prometera.

No entanto, muitos obstáculos precisaram ser vencidos para a concretização da promessa. A esterilidade de Sara era o maior deles, bem como a idade avançada dela e de Abraão. Mas ele acreditava em Deus e, por isso, foi chamado o Pai da Fé de todos os cristãos. E, por causa da fé de Abraão, Deus honrou a promessa de que, através dele, todas as famílias da Terra seriam benditas.

E foi assim que, desde o princípio, Deus escolheu um povo para anunciar a sua mensagem de salvação – o povo de Israel, que estava incluído no programa de redenção da humanidade.
Sabemos que o plano de Deus é salvar a todos os povos e não apenas os judeus. O principal personagem desse plano é Jesus, o Redentor, o Messias prometido, que morreu em favor de todo o mundo. No entanto, tudo que Deus planejava para Israel foi frustrado por culpa do próprio povo. Se, no princípio o projeto de Deus era que Israel fosse o responsável pela salvação de todos, a nação escolhida não aceitou o Redentor. Então, o Senhor teve de mudar o plano. Mas Deus não se deixa vencer por nossas fraquezas e seus planos jamais serão frustrados.

Que o Senhor nos abençoe, para que sejamos mensageiros fiéis dos seus planos na Terra.


Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
Twitter: @_JorgeLinhares

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!