Nosso País passa por uma grave crise de liderança, em todos os níveis. São muitos que querem mandar, se impor, oprimir e dominar. Liderar é ter responsabilidade, é guiar, ensinar, ajudar pessoas. No entanto, ninguém pode ser um líder exemplar, sem que esteja sujeito ao maior líder de todos os tempos – Jesus de Nazaré. E, para ser líder, não basta ser bom, é preciso, sobretudo, exercer a liderança com responsabilidade, qualidade e excelência.

Se no mundo secular é necessário fazer certo, para os cristãos não pode ser diferente. Para servir no seu Reino, Deus escolhe pessoas que estejam disponíveis a servir. Entre vários líderes que ele escolheu estavam simples pescadores, sem nenhum diploma universitário, ou que fossem mestres, ou escribas, mas buscou pessoas que estavam dispostas a cumprir sua vontade. O Senhor escolheu seus discípulos entre pescadores fracassados. E por que? Porque nem sempre Ele chama os mais competentes, os bem-sucedidos, mas capacita aqueles que estão dispostos a servi-lo com excelência, porque, muitas vezes, os mais bem preparados nunca estão dispostos.

Ser cumpridor de suas obrigações, é uma das características que o Senhor busca em um líder. Não se pode fazer o que é certo em apenas algumas ocasiões, principalmente na obra de Deus. O líder excelente tem que fazer o que é certo o tempo todo, não vive buscando desculpas por não cumprir com suas obrigações. A motivação de um líder deve ser sempre executar tudo, com zelo e presteza.

Os princípios de uma boa liderança são válidos para todos, em qualquer nível. Vale lembrar que não importa o quão insignificante sejam o nosso cargo ou as nossas funções. Se formos fiéis no pouco, Deus nos colocará sobre o muito. Isso porque, Ele coloca primeiramente pequenas coisas em nossas mãos, para depois nos tornar grandes. Ele faz o alicerce, nos molda, para nos mostrar que a base de toda edificação é o alicerce e não é porque ele fica escondido, que se torna menos importante.

Nas igrejas existem vários líderes e não importa a posição deles. Pode ser líder da faxina, da tesouraria, do louvor, do diaconato ou presidente da igreja. Cada líder tem seu valor e, o mais importante, é que ocupe pontos estratégicos, que esteja no lugar certo, para que toda a engrenagem funcione bem. A pessoa pode ser o melhor líder, independente do cargo que ocupa.

A qualidade de um bom líder é ser observador e identificar as necessidades dos seus liderados. Jesus via e cuidava da necessidade dos seus, como hoje cuida de nós. Assim, um líder segundo o coração de Deus se preocupa com o que acontece a sua volta.

Ser líder, com excelência, é ser imitador de Cristo, é seguir os seus passos, é fazer o que Ele fazia ou o que Ele faria hoje, se estivesse em seu lugar.

Ser líder com excelência não é ser chefe, nem gritar, nem impor vontades, mas ouvir, cuidar, fazer com que todos sejam produtivos e prósperos. Não importa se você é líder de um pequeno negócio, de uma grande igreja ou de uma nação. Seja um líder excelente e o Senhor vai sempre honrar suas atitudes.

Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
@_JorgeLinhares

LEIA MAIS

Saiba mais sobre o assunto no livro “O Líder e a Excelência”. Pedidos pelo telefone (31) 3491-2266, pelo e-mail: vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br.

FÉ PRA VIVER

Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver.