“Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” Provérbios 29:18
As dificuldades, a falta de sabedoria e discernimento têm levado muitas pessoas, e até crentes em Jesus, a buscar respostas em profecias que nem sempre seguem as orientações do Senhor. Um passeio pela linha do tempo bíblica nos mostra que os profetas eram pessoas chamadas por Deus para falar em seu nome. Todavia, toda mensagem vinha precedida das palavras “assim diz o Senhor”. Um profeta era alguém levantado por Deus para levar sua mensagem ao povo israelita e a outras nações.
Atualmente, precisamos observar bem se a profecia vem do Senhor, pois existem pessoas que querem usar sonhos e visões para dar “profetadas”. O profeta Jeremias nos alerta que ter um sonho não é garantia de que a mensagem é do Senhor. No entanto, Deus usa símbolos, visões e sonhos para falar ao seu povo por meio de profetas. Ele sempre levantou homens e mulheres para profetizarem em seu nome, a exemplo de Moisés, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Débora, entre tantos outros.
O Senhor nunca deixou de falar ao seu povo. Por isso, também levantou profetas no Novo Testamento. O apóstolo Paulo mostra a importância deles, pois revelavam os mistérios de Deus e foram um dos fundamentos da Igreja Primitiva. A missão desses profetas também era proclamar e interpretar a Palavra de Deus, para exortar, animar e edificar a Igreja. Era também papel deles combater o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro. Por causa disso, muitos profetas eram rejeitados e perseguidos.
Um profeta deve ser preparado pelo Espírito Santo para que leve, de forma plena, a maturidade à Igreja de Cristo. Afinal, ele é um mensageiro de Deus.
Há três tipos de profecias: da carne, do diabo e profecia de Deus. A profecia da carne é levada pelas emoções, onde a pessoa apenas sente o que seus olhos veem. A profecia do diabo é quando a intenção da pessoa é maligna ao entregar uma profecia, porque está sendo inspirada pelo próprio diabo, e ainda dizem que estão falando em nome do Senhor. Isso é pecado contra o terceiro mandamento (Êxodo 20:7).
Já a profecia que vem do Senhor precisa atender a três princípios: Deus nunca vai falar apenas de vitórias; Deus dá uma disciplina, uma solução e haverá luta antes da vitória. Portanto, uma Igreja não pode aceitar profecias que são da carne ou do diabo, para não se tornar uma casa de show e deixar de fazer diferença na vida das pessoas, pois correrá o risco deixar de ser sal e passará a ser pisada. É preciso cuidado com falsos profetas e com “profetadas”.
Precisamos voltar ao primeiro amor, sermos cheios do Espírito Santo e buscarmos as verdadeiras profecias que vêm do Senhor.
Um profeta de Deus não pode ter medo de falar sobre o amor de Jesus.
LEIA MAIS
Saiba mais sobre o assunto no livro “Profetas, Profecias e Profetadas”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani e no site.
GETMOVING
Você é convidado(a) para participar do GetMoving, todo sábado, das 18h às 19h. Com uma visão inovadora, o GetMoving é um culto com duração de uma hora e tem como principal objetivo o crescimento baseado na Palavra de Deus. Rua Cassiano Campolina, 360, Dona Clara, em BH.
FÉ PRA VIVER
Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas.