ESPAÇO DA FÉ

Sete pecados mortais

Redação O Tempo

Por Pr. Jorge Linhares
Publicado em 19 de abril de 2018 | 03:00
 
 
 

“Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6-16-19

A Igreja, queiramos ou não, está inserida num mundo secularizado e, com a modernização, outros pecados, como pedofilia, uso e tráfico de drogas e destruição da natureza, vão se juntando aos que são citados na Bíblia. Todos os pecados têm nomes, e muitos deles podem levar à morte. Nos dias modernos podemos ver pecados transitando pelas mais diferentes camadas sociais, inclusive em pessoas que sequer se atentam a eles. Entretanto, todo pecado desagrada a Deus. 

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade. Todavia, há uma outra lista de pecados capitais que o Senhor detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. 

Os cristãos do século IV acreditavam que havia pecados para a morte, assim como escreveu o apóstolo João em Jo 5.16: “Se alguém vir seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá, e Deus dará vida aos que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue.” Aqui, João se refere à morte espiritual eterna, a condenação irrevogável, determinada por Deus. No entanto, o mesmo apóstolo mostra, no verso seguinte, que nem todo pecado é para a morte. Em Jesus, sempre há perdão e vida para todos aqueles que não pecam para a morte.

O Senhor quer governar nossa vida e moldar nosso caráter a cada dia. Sua vontade é que tenhamos uma vida vitoriosa, livres de todos os pecados, sejam mortais, venais, sociais ou qualquer outro. O mais importante é que tenham uma vida em santidade e comunhão com o Senhor, para que sejamos vitoriosos em nossos sonhos, casamento, família, amizades e ministério.

Nenhum ser humano está perdido, desde que escolha afastar-se do pecado e fugir do mal e da aparência do mal, principalmente dos males deste século, que trazem, acoplados aos pecados mortais, outros como violência extrema, tráfico e uso de drogas e pedofilia, entre tantos outros. Mas só Jesus pode perdoar pecados; todos que vierem aos seus pés vão alcançar perdão, graça e salvação.

É importante que mantenhamos o domínio próprio para não pecarmos, mas, se pecarmos, temos um advogado no céu junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo (1Jo 2.1).

Que o Senhor abençoe a todos.

Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
@jorgelinharesoficial

 
LEIA MAIS
Saiba mais sobre este assunto no livro “7 Pecados Mortais”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani.com.br ou www.editoragetsemani.com.br.

FÉ PRA VIVER
Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas: youtube.com/FePraViver

JANTAR

A Igreja Batista Getsêmani vai realizar, no dia 11 de maio, o 19º Jantar de Empresários e Profissionais Liberais. Será na sede campestre da igreja, na região de Pedro Leopoldo, às 20h. Os convites já estão sendo vendidos: R$ 80 (individual) e R$ 150 (casal). Preletor: pastor Simar Coelho. Louvor: Eli Soares. Informações: (31) 3448-9813 (14h às 19h) e www.getsemani.com.br.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!