Vantuir Galdino, 68, campeão mineiro de 1970 e do Brasileiro de 1971 pelo Atlético, formando a zaga com Grapete, no time comandando por Telê Santana. Hoje vou falar desse que foi um jogador importante na história do Atlético e que depois seguiu carreira como treinador.
Naquele time de 71, Vantuir lembra que o Galo não teve nenhum jogador expulso durante o Brasileiro e que, mesmo com salários atrasados, a equipe conquistou o primeiro título nacional para o clube. O zagueiro participou de todos os jogos daquela temporada vitoriosa do Galo.
Vantuir vestiu a camisa do Atlético no período de 1968 a 78. Foram 507 partidas e seis gols. Ele teve uma rápida passagem pelo Flamengo, em 1974. Depois, voltou ao Galo e, durante uma partida contra o Remo, em Belém, sofreu uma contusão grave. Em jogada com o ponteiro Copeu, Vantuir fraturou a tíbia e com isso perdeu a chance de disputar uma Copa do Mundo.
O ex-zagueiro atleticano também teve a chance de ser campeão brasileiro pelo Grêmio, em 1981, e Gaúcho, em 1979 e em 80.
Vantuir se lembra também da época de juvenil, quando teve um desentendimento com Barbatana e foi suspenso por duas semana. Yustrich foi quem deu a primeira oportunidade para o zagueiro. Logo que tomou conhecimento de Vantuir, o técnico o chamou para o profissional. Vendo sua aplicação, pediu à diretoria que lhe desse um aumento de salário.
Destaque. O técnico Telê Santana fixou Vantuir Galdino na posição de zagueiro. Logo no início da carreira, o jogador começou a se destacar. Em uma partida contra o Villa Nova, Vantuir foi escolhido o melhor jogador em campo. Ali ele já se transformava em um zagueiro vigoroso, sério, que não dava espaço para os atacantes adversários.
Invicto com a camisa da seleção brasileira
Vantuir vestiu a camisa da seleção brasileira em nove jogos, com oito vitórias e um empate. Ele se lembra da vitória de 1 a 0 sobre Portugal, quando parou Eusébio. Trabalhou com grandes treinadores, mas Yustrich e Telê Santana foram os melhores, na sua opinião. Esteve ao lado de grandes jogadores, como Zico, Geraldo, Humberto Ramos, Lola, Éder Aleixo, Paulo Isidoro, Cerezo, Manga, Paulo Cesar Caju. Fez muitos amigos no futebol, como Eduardo Maluf, o preparador Luiz Carlos Caldiron e o massagista Durval Silva.
Histórias. Após pendurar as chuteiras, Vantuir se torneou treinador. Primeiro, foi auxiliar de Telê. Chegou a comandar o Atlético e foi o técnico da famosa “Selegalo”. “Não indiquei nenhum dos contratados”, conta. “No América eu fui demitido porque falei que o Gilberto Silva era jogador para time grande.”
Mais Lidas
-
Praga de Raquel se cumpre em capítulo histórico de Vale Tudo
-
Após 150 capítulos, Consuêlo dá a volta por cima e fica mais rica que Aldeíde em Vale Tudo
-
Resumo da semana de Vale Tudo (23/08-30/08)
-
Capítulo 150: A cena de Vale Tudo que vai lavar a alma do público
-
Capítulo 130: A cena de Vale Tudo que promete calar milhões de brasileiros