SUPER HISTÓRIAS

Siderúrgica marcou sua história no futebol mineiro

Redação O Tempo


Publicado em 03 de outubro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

O Esporte Clube Siderúrgica surgiu por iniciativa dos funcionários da Usina Siderúrgica Belgo Mineira, em Sabará. Registros mostram a data de sua fundação em 31/5/1930. Azul e branco são as cores escolhidas para o uniforme, e o criativo Fernando Pierucetti, o Mangabeira, escolheu a tartaruga para ser símbolo do clube. A maioria dos jogadores do Siderúrgica tinha outra atividade e treinava após a jornada de trabalho. Em terreno doado pelo Recreio Club e com o apoio da Belgo, foi construído o estádio da Praia do Ó.

O Siderúrgica conseguiu o título mineiro em duas oportunidades. Em 1937, tinha uma dupla como treinador: Capitão e Tonheca. A base da equipe que conquistou o título teve Tonho; Rômulo, Chico Preto, Ferreira e Mascote; Paulo Florêncio, Chiquinho e Morais; Arlindo, Geraldo e Princesa. O meio-campista Paulo Florêncio foi o primeiro jogador mineiro a ser convocado para a seleção brasileira, em 1942.

Em 1964, sob o comando de Yustrich, o time-base era constituído por Djair, Zu (Geraldino), Chiquito, Zé Luiz e Dawson; Edson, Paulista, Ernane Charuto, Silvestre, Noventa (Aldeir) e Tião. E a vitória que valeu a taça foi em cima do América, por 3 a 1. A conquista não foi invicta, já que o Siderúrgica foi derrotado pelo Cruzeiro, no Barro Preto, com gol de Tostão.

Com a inauguração do Mineirão, em 1965, Yustrich sonhava com o bi. O Homão não concordou com o presidente Manoel Edson de Oliveira liberando Djair, Dawson, Edson, Noventa, Tião e Silvestre para a seleção mineira, e foi substituído por Juquita.

Diferentemente do que informei na coluna do último domingo, o primeiro clube do técnico Yustrich em Minas foi o América, em 1948.

 

Ídolos se reúnem e têm boas lembranças

A década de 1960 marcou a história de glórias do Esporte Clube Siderúrgica. Em 1965, o time de Sabará disputou a Taça Brasil. Foi contra o Atlético-GO a primeira partida interestadual do Mineirão. O time mineiro foi eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final. No Campeonato Mineiro do mesmo ano, o então campeão Siderúrgica ficou em terceiro lugar.

Remanescentes do grupo que conquistou o título de 1964, Djair, Bajoso, Alfeu, Bosco, Edson, Noventa, Aldeir, Silveste e Guará, quando possível, se encontram e relembram com saudade da conquista histórica. No ano de 1966, o time foi rebaixado para a segunda divisão. Já sem o apoio da Belgo Mineira e com muitas dívidas, o clube ficou afastado por mais de 20 anos. Mais recentemente, o Siderúrgica disputou a segunda divisão, em 2011, 2012 e 2014. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!