SUPER HISTÓRIAS

Zé Maria Pena está na galeria dos grandes profissionais

Redação O Tempo


Publicado em 11 de fevereiro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

José Maria Pena, 70, figura entre aqueles que jogaram e treinaram o Atlético. Começou no clube alvinegro em 1968, no time juvenil, e foi campeão da categoria em 1969. Ele jogava como meio-campista, porém, como a concorrência era brava, passou a atuar como lateral-direito e ainda precisou disputar a posição com Humberto Monteiro.

Zé Maria Pena foi campeão mineiro pelo Galo em 1970 e também conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 71. Foram 146 jogos e somente um gol com a camisa atleticana. Esse único gol foi em um empate de 1 a 1 com o Vasco, no Rio de Janeiro, pelo Brasileirão de 1971.

O ex-jogador do Galo teve a sorte de trabalhar com grandes treinadores, como Dequinha, Barbatana, Telê Santana, Yustrich, com os quais aprendeu muito. Ele destaca, principalmente, Yustrich, com quem trabalhou também no Coritiba.

Apesar de sua história no Atlético, Zé Maria jogou também no Náutico, no Botafogo de Ribeirão Preto e no Operário de Campo Grande, onde iniciou sua carreira como treinador. Trabalhou também no Sete de Setembro, comandou a seleção mineira, para depois atuar na formação de atletas no Atlético. Foi assim que ele pôde dar oportunidade a vários jovens de se transformarem em grandes profissionais, como Sérgio Araújo, Vander Luiz, Ricardo Eugênio, Toninho Carinha e Marcus Vinícius.

Muitos amigos. Zé Maria trabalhou na maioria dos clubes do interior mineiro, com destaque para o Democrata-GV, onde foi vice-campeão mineiro de 1991. Trabalhou ainda no Cruzeiro e no América. O futebol lhe deu muitos amigos, como Pedrilho, Renato, Wantuir, ex-jogadores que costuma reencontrar em reuniões de ex-atletas do Galo.

 

‘O que é mesmo um treinador malevável?’

Um detalhe importante na carreira de José Maria Pena como treinador é que ele não permitia que dirigentes dos clubes intrometessem no seu trabalho. Uma história dessas aconteceu no Rio de Janeiro.

Depois de excelentes campanhas no comando do Americano de Campos, Zé Maria foi convidado por Eurico Miranda para trabalhar no Vasco. A negociação estava bem adiantada entre as partes, mas Eurico fez uma colocação para o técnico: “Você é um treinador Maleável?”.

Zé Maria Pena devolveu a pergunta na mesma hora: “O que é ser um treinador maleável?”. Eurico deixou claro que, antes de ser divulgada a escalação do time, ela tinha que passar pelo seu conhecimento.

Zé Maria Pena não concordou e somente por isso não trabalhou no Vasco.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!