Merecem o apoio e o aplauso das pessoas de bem as operações que a polícia do Rio vem fazendo, nos últimos dias, para enfrentar os traficantes do chamado Comando Vermelho, em reação aos ultrajantes ataques realizados pela organização desde o domingo passado. Esse filme a vivo e cores, já batizado de Tropa de Elite 3, chega com grande atraso - e põe atraso nisso.
Há muitos anos a população do Rio já vinha exigindo uma ação firme e decisiva das autoridades contra o absurdo domínio das favelas da cidade pelas facções criminosas, com o Comando Vermelho à frente. Como mostrou o filme "Tropa de Elite 2", esse enfrentamento não ocorreu antes por causa das ligações espúrias de policiais, políticos e autoridades com os bandidos que deveriam combater.
Esta guerra que se desenrola no Rio apresenta, porém, um motivo de grande preocupação para nós, mineiros. Já está claro que não há qualquer planejamento, por parte das forças de segurança do Rio, para lidar com as consequências do desalojamento das quadrilhas dos territórios que elas dominavam. Isto significa que, por compartilhar larga divisa com o Estado do Rio, Minas irá sofrer os efeitos desse novo problema.
Na verdade, isso já está acontecendo. Há duas ou três semanas, foi presa em Belo Horizonte uma quadrilha de assaltantes de caixas eletrônicos integrada por criminosos que haviam deixado o Rio em razão da ocupação das favelas em que atuavam por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).
A instalação de UPPs nas favelas libertadas do controle dos bandidos é a grande novidade da nova estratégia da polícia do Rio de enfrentamento das facções criminosas. Infelizmente, a estratégia termina aí e não contempla o outro lado do problema: a fuga dos criminosos para áreas não ocupadas pela polícia. Nas primeiras ondas de retirada das favelas retomadas pelo Estado, os criminosos passaram a atuar nos bairros vizinhos dos seus antigos redutos, aumentando a criminalidade no asfalto, como a imprensa do Rio já constatou. Uma pequena parcela optou por fugir para mais longe e Minas foi um dos destinos.
Agora este problema deverá ter uma dimensão muito maior, como resultado da intensificação da guerra no Rio. Nas ações de quinta-feira, a polícia tomou um dos principais redutos do Comando Vermelho, a Vila Cruzeiro, fazendo com que mais de 200 bandidos fugissem para o Complexo do Alemão, como registraram as câmeras da TV Globo. O Complexo do Alemão deverá ser o próximo alvo da polícia do Rio. Para onde vão as centenas de bandidos ali abrigados atualmente é uma questão que deveria preocupar - e muito - as autoridades de segurança de Minas.
O "Tropa de Elite 3" está apenas começando e tudo indica que ainda terá desdobramentos por aqui.
Mais Lidas
-
Praga de Heleninha Roitman se cumpre e Ivan é preso em Vale Tudo: “2 anos atrás das grades”
-
Remake maravilhoso com Glória Pires deve substituir História de Amor na Edição Especial
-
Cena histórica: Solange e Sardinha desmascaram plano diabólico de Fátima em Vale Tudo
-
Confira a lista atualizada da Dança dos Famosos 2025
-
Merreca? Veja quanto Rodrigo Faro vai receber para participar da Dança dos Famosos 2025