TRIGUEIRINHO

O ensinamento revela-se de acordo com o grau da nossa consciência

Redação O Tempo


Publicado em 10 de setembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Nos antigos ensinamentos espirituais mencionam-se os catecismos esotéricos. São instruções sobre o Caminho, fruto do relacionamento interno entre Mestre e discípulo; são orientações que, sob a Luz da Hierarquia, a alma revela ao eu consciente.

Diferentes são os níveis de ensinamento nos autênticos textos espirituais aos quais o homem hoje tem acesso. Há os que fornecem as bases do caminho interior; manifestam-se sob diversas vestes, de modo que cada alma possa levar o eu consciente a encontrar o alimento que lhe for mais adequado, e há também os que dizem respeito à expressão da vida em âmbito divino, e que não se atêm ao processo individual dos seres humanos. Estes últimos transmitem a essência da manifestação cósmica; são colhidos de registros universais mais elevados, registros inicialmente difíceis de serem tocados pelo aspirante ou mesmo pelo discípulo. Chegam à humanidade por meio das aberturas que a Hierarquia efetua na densa camada que separa o consciente humano da Realidade Imutável. São revelações da Sabedoria Eterna que vêm regar um mundo carente de Luz. Em geral formalizados numa linguagem abstrata, atraem a consciência humana para vibrações e estados de energia que transcendem a manifestação concreta. Não pertencem a uma escola de instrução interna específica, e estão presentes em todas as que nascem da mesma Fonte de onde eles emanam. São verdadeiros tesouros, não apenas pelas informações que contêm, mas principalmente pelo inefável manancial de vida nascente que os permeia.

Ainda que pareçam infinitamente distantes daquele que começa a trilhar a senda interior, as chispas do fogo da sabedoria cósmica aproximam-se dos que por sua luz são atraídos, eliminando os obstáculos que os impedem de ingressar no centro dessa existência sublime. Aos primeiros passos, o peregrino ouvirá, como um clamor que não pode ser ocultado:

Subjugai vossa natureza inferior; ofertai-vos em plena consciência Àquele que vos concedeu a Vida e deixai-vos mergulhar no centro dessa Fonte inesgotável.

A potência irradiante desse legado pode ser contatada diretamente pelo homem apenas quando a sua consciência se unificou a núcleos internos espirituais ou divinos, o que lhe permite suportar a incidência de uma Luz mais abrangente. Por isso, legiões de elevadas consciências, membros da Hierarquia do planeta, encarregam-se de adequar a energia e a revelação às possibilidades de cada circunstância.

A exteriorização de uma realidade interna em forma de palavras ou imagens simbólicas traz em si os matizes característicos da consciência que a capta. Exprime a parcela da Verdade que essa consciência pode abarcar e está em consonância com o conjunto de impulsos que a esfera de manifestação planetária pode comportar naquele momento. Portanto, a Verdade não se restringe a uma só visão; ela se aprofunda à medida que cada um de seus aspectos é trazido à consciência do homem. Da síntese de revelações sucessivas, ainda que aparentemente contraditórias, forma-se uma ideia mais próxima da Verdade essencial.

A plena compreensão da Verdade Eterna decorre do contato da consciência individual com os mares de Fogo e Luz que margeiam o universo imanifestado. A transmissão do que é colhido nesses contatos traz o que é pura Vida.

Para conhecer as obras do autor, acesse o site www.irdin.org.br e o site www.comunidadefigueira.org.br, o qual transmite, ao vivo, as palestras mensais de Trigueirinho.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!