Recife/Olinda

Estandes próprios de Minas, BH e Inhotim fazem bonito na Abav Expo

Espaços são os mais elogiados da feira e traduzem a essência, respectivamente, do Estado, da capital mineira e de Brumadinho

Por Paulo Campos
Publicado em 23 de setembro de 2022 | 18:07
 
 
 
normal

Minas Gerais marcou uma forte presença na Abav Expo. Secretaria de Estado de Turismo e Cultura (Secult-MG), Belotur e Brumadinho/Inhotim participaram da feira com estandes próprios, focados em mostrar a diversidade de destinos, experiências e a excelência da cozinha mineira. 

O governo de Minas, através da Secult-MG, montou um estande conceitual, voltado para os cinco sentidos — visão, audição, paladar, olfato e tato. Também são trabalhados três pilares da política desenvolvida pela secretaria: a cultura, a natureza e a cozinha mineira. 

De acordo com o secretário Leônidas Oliveira, o espaço é interativo, com design contemporâneo e à altura da grandeza do Estado. "Turismo e cultura geraram em 18 meses mais de 100 mil empregos. Minas está na moda, a mineiridade está na moda e fortalecer isso é meta do governo de Minas", disse.

Guiado pela técnica em turismo Michele Andrade, o visitante descobre Minas através de imensos painéis que fazem referência às paisagens e a Patrimônios da Humanidade, como Congonhas. Uma mesa no centro do espaço de 100 m² oferece queijo artesanal, cachaça, goiabada de São Bartolomeu, geleia e doce de leite.

Ao apontar a câmera do celular para o QR Code, o visitante é transportado para Congonhas e pode passear virtualmente pelo Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Há, inclusive, uma preocupação com a acessibilidade: as imagens são traduzidas em libras ou autodescritivas.

Duas salas propõem experiências sensoriais: ao transpor fitas coloridas que remetem ao congado, e sentado em um balanço estilizado, faz-se uma imersão por imagens e sons de festas religiosas e populares. Em outro espaço, pedalando uma bike, passeia-se por trilhas, montanhas e cachoeiras.

Belo Horizonte

Com um dos maiores estandes da feira, Belo Horizonte desenvolveu parceria com o Armazém da Cachaça, O'Gin', balas Lalka, Made in Beagá e Mercado Central para ressaltar o status da capital mineira como a Cidade Criativa da Gastronomia, título concedido pela Unesco em 2019.

"A gastronomia é um dos principais ativos de Belo Horizonte. Nos últimos anos, o segmento e suas vertentes se tornaram uma aposta estratégica da Belotur, tanto no posicionamento quanto na promoção", afirma Gilberto de Castro, presidente da Belotur.

No primeiro dia, o chef Edson Puiati apresentou o "mexido belo-horizontino". No segundo, Tainá Moura, chef do AA Wine Experience, preparou o feijão tropeiro. Para fechar a participação nesta sexta-feira (23/9), a mixologista Marcela Azevedo prepara "drinques para comer", entre eles o espuma de queijo, o caviar de cachaça e o "mineirosu".

"Queremos mostrar BH como uma cidade diversa", afirma Thereza Belloni, gerente de promoção turística da Belotur. Quatro receptivos do programa Belo Horizonte Receptiva — Sette Turismo, Primotur, HT Happy Travel e Livre Viagens — mostraram os produtos para os agentes de viagens.

Inhotim/Brumadinho 

O estande Inhotim/Brumadinho exibe as belezas e a programação de um dos maiores museu a céu aberto do mundo, que oferece uma experiência única de natureza e arte. O atrativo colocou o município da região metropolitana na rota do turismo internacional. 

Brumadinho divulgou o  catálogo de turismo rural e de base comunitária "Céu de Montanhas", lançado em julho e assinado pelo estilista Ronaldo Fraga, que apresenta o município como um destino de experiências. São 29 vivências inéditas oferecidas por 28 empreendedores. 

"Queremos posicionar Brumadinho como o primeiro destino de experiências do pais", afirma a turismóloga Daniele Teixeira, coordenadora do programa e analista de Sustentabilidade da Vale. "Já temos até um 'market place' para comercializar as vivências de forma online de forma programada", acrescenta.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!