LITERATURA

A hora e a vez da arte da palavra

Projeto Circuito dos Autores – Trânsitos Literários reúne público e artistas para bate-papo sobre a cultura literária

Por André di Bernardi
Publicado em 18 de agosto de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Despertar o fascínio pela leitura. Com esse objetivo acontece, na próxima quinta-feira (23), a partir das 19h30, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium, mais um evento do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, que promove o intercâmbio de artistas e, principalmente, a formação de novos leitores. Durante este ano, mais de 70 representantes da novíssima literatura brasileira percorrerão todos os Estados do país. Nesta edição, Belo Horizonte recebe o Circuito dos Autores – Trânsitos Literários, com a participação dos escritores Melanie Peter e Daniel Galera. A mediação será de Laura Cohen. O evento, promovido pelo Sesc, é gratuito.

Neste bate-papo com o público, os escritores falarão de suas obras e trajetórias, com ênfase nos variados trânsitos literários. Pela manhã, os autores estarão na Escola Estadual Padre Matias, no bairro Glória, região Noroeste de Belo Horizonte, quando conversam com alunos do ensino médio. Galera, dono de romances que chamaram a atenção do público e da crítica, como “Barba Ensopada de Sangue” (Companhia das Letras, 2012) e “Mãos de Cavalo” (Companhia das, Letras, 2006),ressalta as visitas nas escolas. “Cada encontro com as crianças, é muito especial, são muito emocionantes. Sempre acontece uma espécie de alquimia estranha. Despertar o fascínio pela leitura é algo maravilhoso, esse é o nosso objetivo, isso é o mais gratificante, quando a gente desperta o brilho no olhar do leitor.”

Considerando a riqueza e as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto pelos seguintes eixos: o Circuito dos Autores, que promove o encontro de escritores de diferentes locais do país, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que visa a formação de novos leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias. 

Além de Galera e Melanie, também vão participar do projeto, ao longo do ano, Stella Maris Resende, Cidinha da Silva, André de Leones e Bruna Beber, que, até dezembro, percorrerão o país. Serão realizados mais de 700 encontros, apresentações e oficinas. 

Segundo Galera, o projeto serve para ampliar o leque de conhecimentos de cada participante. “O convite para participar foi feito ano passado. Fiquei, claro, extremamente feliz pelo reconhecimento. Tenho a noção do nível de responsabilidade que recai sobre os escritores, é um projeto de muita importância”, avalia.” O escritor é paulista, mas mora atualmente em Porto Alegre.

Para Melanie, literatura é, antes de tudo, a arte do encontro. “É surpreendente esse contato com os leitores. O projeto nos proporciona uma experiência única, de divulgação do nosso trabalho, ele coloca os escritores na estrada. É sempre inusitado e mágico esse contato com os leitores. É um estímulo mútuo. O aprendizado é sempre enorme, pois existem outras maneiras de ler e enxergar o seu próprio trabalho através do olhar do outro.” A escritora deixa a dica: “Literatura é precisão e emoção, é encontro. A literatura é feita de solidão, mas uma solidão que te faz encontrar o outro”, explica. 

Melanie mora atualmente em Joinvile. Catarinense, além de escritora, é jornalista, performer e desenvolve pesquisas em torno da liminaridade e das intersecções entre os gêneros literários. Em 2010, ela lançou o livro “Persona” (Design Editora). Atualmente, a escritora também desenvolve o projeto Habitar os Ecos: Residência na Casa do Sol, que visa à produção de textos a partir da imersão na obra e no espaço habitado pela poeta e dramaturga Hilda Hilst. Depois de Belo Horizonte, o Arte da Palavra segue, já no próximo mês, para Palmas, no Tocantins.

Arte da Palavra: Circuito dos Autores - Trânsitos Literários
Com Daniel Galera e Melanie Peter. Mediação de Laura Cohem. 
Teatro de Bolso do Sesc Palladium (rua Augusto de Lima, 420, centro). Dia 23 (quinta-feira), às 19h30. Entrada franca (sujeito à lotação do espaço). Classificação: 16 anos.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!