LITERATURA

Ana Elisa lança ‘Álbum’

Ana Elisa Ribeiro lança Álbum, livro de poesias inspiradas por fotografias

Por Patrícia Cassese
Publicado em 28 de abril de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Os álbuns de fotos de família sempre tiveram muita importância para a poeta Ana Elisa Ribeiro. “Aprendi com minha mãe, que sempre foi a fotógrafa oficial das festas, registrando tudo, revelando fotos e compondo álbuns bem datados e organizados. Isso sempre foi muito forte para mim”, explica ela, que, após frequentar um curso de fotografia, em 2005, começou a repensar algumas questões. “Aí veio a ideia de escrever poemas inspirados por fotos de álbuns”, diz a autora, que no próximo sábado (5), lança “Álbum” (Ed. Relicário, R$ 35), seu mais recente livro. “Inicialmente, a ideia era ‘traduzir’ as fotos que mais curto em poemas. Transcriar, talvez. Mas comecei a pensar em fotos que não existem, em fotos perdidas, nas tecnologias das fotografias etc. O que me norteou, então, foi a homenagem à minha mãe e o tema da fotografia de álbum”.

Entre os poemas da nova lavra, está um que foi escrito sobre uma imagem particularmente significativa para Ana. “Uma foto recente, na qual estou com um amigo em um lugar turístico. É uma foto linda e a história é bacana. Fui perdendo esse amigo aos poucos, mas a foto estará lá. E tem poemas que trazem à tona a questão dos parentes mortos... Mas que estarão sempre ali, nas fotos”. Há, ainda, um poema dedicado ao Clube da Esquina, a partir da antológica foto da capa do disco homônimo, que traz dois garotos sentados no chão de terra.

Ana Elisa conta que quase todos os poemas foram feitos para o projeto. “Achei menos caótico fazer assim. Mas este é meu primeiro livro de poemas mais temático, e o processo de cada um sempre é completamente diferente”, enfatiza ela, que ainda este ano lança “Renascença”, pela coleção “BH: A Cidade de Cada Um”. “É uma emoção mais que imensa ter feito o livro do meu bairro, da região dos meus bisavós”, exulta.

Ana Elisa Ribeiro
Lançamento do livro “Álbum”. 
Casa Guaja (av. Afonso Pena, 2.881). Dia 5 (sábado), às 11h. Entrada franca. O livro será vendido a R$ 35.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!