ARTES CÊNICAS

Encontro entre o novo e o antigo

Em curta temporada, Grupo Corpo traz ao cartaz as montagens Gira e 21, no Palácio das Artes

Por Lara Alves
Publicado em 18 de agosto de 2018 | 03:00
 
 
normal

A brasilidade do Grupo Corpo é continuamente descoberta ao longo de mais de 40 anos. Cada novo espetáculo sempre começa nos quadris, movimento característico da companhia que nunca para de se reinventar e que fez Luis Fernando Veríssimo afirmar, em uma crônica de 2001, o orgulho de ser conterrâneo do grupo: “toda vez que eu vejo o Corpo, fico patriota”. 

Seu último espetáculo, “Gira”, estreou no ano passado e arrastou multidões pelos teatros brasileiros. Para muitos, é o segundo grande marco na história do grupo. O primeiro seria “21”, o balé que revolucionou as formas de dançar da companhia. Duas décadas e meia é o tempo exato que separa as duas montagens, agora encurtado pela possibilidade inédita do público mineiro poder conferi-las em um programa duplo. A partir da próxima quarta-feira (22), o Corpo volta à sua terra natal para seis apresentações no Palácio das Artes. O programa será aberto com a volta de “21” – criado em 1992 e apresentado pela última vez no Brasil há dez anos – e será sucedido por “Gira”, que vem sendo saudado como uma renovação à linguagem firmada pelo primeiro. 

Salto

Há muitas suposições sobre o que firmou “21” como o grande marco da virada artística da companhia. Foi a partir desse balé, com trilha de Marco Antônio Guimarães, executada pelo Uakti, que o Corpo estabeleceu uma de suas principais características: convidar compositores para criarem trilhas específicas para cada espetáculo. A única exceção desde então é “Lecuona” (2004), espetáculo com canções do cubano Ernesto Lecuona (1895-1963). 

“Antes do ‘21’, fazíamos um trabalho que era quase neoclássico. A partir dele, essas linhas mais desenhadas começaram a ser quebradas, foi aí que nós encontramos esse jeito tão nosso de nos movimentar”, explica o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, responsável por criar a inconfundível linguagem do grupo, que deixa de lado a forma e se preocupa com a leveza e a dinâmica do movimento. 

Apresentar “21” ao lado de “Gira”, para ele, também significa expor toda a contemporaneidade do balé de 1992. “O ‘21’ não envelheceu, é muito impressionante ele ter sido criado há 26 anos. Quando nós estávamos remontando para essas apresentações, eu fui me dando conta de que não precisava mexer em nada”, afirma Pederneiras. O curioso da distância que separa “21” de “Gira” está também na maturidade companhia. “O que mudou, de verdade, foi que nós ficamos muito mais velhos, 25 anos mais velhos, o que significa muita coisa”, brinca o coreógrafo. Não apenas, enquanto a maior parte dos bailarinos que integram o Corpo dançaram “Gira”, quase nenhum havia apresentado “21”, uma demonstração da renovação não só da linguagem, mas também dos artistas. “É uma coisa engraçada, o 21 é mais velho que vários bailarinos que estão dançando. Quando ele foi criado, alguns não tinham nascido ainda”, conta Pederneiras.

Além da oportunidade de conferir “21”, as apresentações no Palácio das Artes dão chances a quem ainda não assistiu “Gira”, eleito o melhor espetáculo do ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A montagem é fruto de uma parceria do Corpo com a banda Metá Metá, livremente inspirada nos ritos da umbanda. “O público se levanta de uma vez no final de ‘Gira’. Muitas pessoas têm dito que esse é um outro marco na vida do Grupo Corpo. Para nós, ainda é cedo dizer isso, vamos ver o que será daqui para frente”, afirma Pederneiras.

 

Grupo Corpo
Programa duplo: “21” e “Gira”. 
Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, centro, 3236-7400). Dias 22 (quarta-feira) a 25 (sábado), às 20h30; 26 (domingo), às 19h. R$ 100 (plateias 1 e 2, inteira); R$ 80 (plateia superior, inteira). 

 

(*) Sob Supervisão de Marília Mendonça

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!