Artes Cênicas

Miga, nem te conto 

Redação O Tempo

Por Bárbara França
Publicado em 25 de abril de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Já tinha passado a Copa do Mundo de 2010 e um vizinho inconveniente continuava atormentando o bairro com sua vuvuzela. Em plena madrugada. Para descarregar um pouco a irritação com o barulho e ocupar a insônia, a curitibana de nome excêntrico Kéfera Buchmann, então com 19 anos, teve uma ideia. Não, ela não jogou água fria no infeliz ou ligou o som três vezes mais alto virado para sua janela. Ela gravou um vídeo.

Ainda com aparelho nos dentes e a inescapável feição de adolescente, a marrenta Kéfera reclamava de maneira bem-humorada dos incômodos da poluição sonora causada pelo malfadado “instrumento”. Embora pareça despretensioso, o vídeo já anunciava aspectos de uma edição cuidadosa e divertida que viriam a ser uma de suas marcas registradas. Mas o que ela não imaginava é que a iniciativa se transformaria em um dos canais mais populares do YouTube no Brasil, com mais de 4 milhões de inscritos. E é como uma das mais comentadas vlogueiras da web tupiniquim que Kéfera Buchmann chega a Belo Horizonte, no próximo domingo (3), em três apresentações, com “Deixa Eu te Contar”.
 
Na peça, escrita por Afonso Padilha, roteirista do canal Porta dos Fundos, a atriz contracena com Bruna Louise, um dos principais nomes do stand-up feminino e “uma amiga igualmente desajeitada e esquisita”. Sentadas em um sofá e vestidas de pijamas, elas reproduzem o ambiente íntimo de quando duas amigas se sentam para fofocar e discutir o universo feminino. Nada que elas não estejam acostumadas a fazer atrás das webcams.
 
“Não temos personagens durante a narrativa. Sou eu e Bruna na minha casa. Mas fazemos pequenas esquetes durante a peça. Faço uma nutricionista, um policial, uma cliente de depilação e uma patricinha boba. Eu me divirto durante a peça inteira”, comenta Kéfera, ressaltando a única diferença entre o público da internet e o do teatro: “pessoalmente, eles gritam bastante”. 
 
Responsabilidade
Tanto sucesso com os adolescentes pode ser explicado pelo jeito com que a vlogueira aborda temas que fazem parte do cotidiano deste público, como ciúmes e farras, e do jeito que eles gostam: sem filtro. “As ideias surgem nos momentos mais aleatórios, como quando estou indo pra padaria, elas surgem do nada. Me sinto um pai de santo recebendo uma entidade às vezes”, brinca. 
 
O que não quer dizer que ela não reflita sobre seus temas, afinal, a atriz já sente o peso de falar para toda uma geração. Sabendo que seu público está em fase de construção de personalidades e buscando identidades, Kéfera toma cuidado para que as besteiras que diz – como ela mesma classifica – não sejam entendidas como verdades absolutas.
 
“Algumas brincadeiras eu faço deixando bem claro que são brincadeiras. Mas, ao mesmo tempo não me privo tanto na escolha de temas, os assuntos estão aí pra serem falados e se eu não falar, outros falarão. Então que se escutem absurdos e bobagens vindas de mim, sabendo que é tudo uma grande brincadeira”.
 
Deixa Eu Te Contar
Cine Theatro Brasil Vallourec (r. dos Carijós, 258, centro, 3201-5211). Dia 3 de maio (domingo), às 15h, 17h e 19h30. R$ 60 (inteira - plateia II). As duas últimas sessões estão com ingressos esgotados. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!