Música

Voz e orquestra

Redação O Tempo

Por Letícia Fontes
Publicado em 22 de agosto de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Depois de dividir o palco com a musicista tcheca Jitka Hosprová e o maestro Linus Lerner, a Orquestra de Câmara Opus prova que Belo Horizonte tem fôlego de sobra para o cenário da música clássica. A cidade, que já conta com grandes orquestras – filarmônica e sinfônica são algumas delas – recebe, na próxima quarta (26), a cantora e compositora amazonense Eliana Printes no projeto “Orquestrando Brasil”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Sob a batuta do maestro Leonardo Cunha, o “Orquestrando Brasil” quer fortalecer e difundir nomes de compositores brasileiros. Pensando nisso, ao conhecer Eliana em um concerto na Alemanha, Leonardo fez de tudo para que a amazonense participasse do projeto.

“Finalmente, depois de quatro anos que nos conhecemos, consegui trazer a Eliana para um dos concertos. Como trabalhamos com a democratização da música, acredito que a música dela tem a ver com nossa proposta. Proporcionamos uma roupagem nova a hits populares. Queremos que as pessoas ouçam todos os ritmos sem preconceitos”, comenta Leonardo, que assina os arranjos da apresentação. No repertório, canções que Eliana gravou em alguns de seus oito álbuns, além de parcerias dela com Adonai Pereira.

Apesar de não ser a primeira vez ao lado de uma orquestra (recentemente se apresentou ao lado de duas na Alemanha), a amazonense garante que esse tipo de apresentação é um diferencial. “Acabei de voltar de uma turnê de um mês na Europa, mas Belo Horizonte vai ser especial porque vai ser primeira vez que me apresento ao lado de uma orquestra no Brasil. É uma grande experiência para qualquer artista”, comenta.

Contralto afinada e dona de um timbre singular, Eliana já pode ser ouvida em trilhas sonoras, como o do filme “Qualquer Gato Vira-Lata 1”, em que deu sua versão para o hit da jovem guarda “Só Vou Gostar de Quem Gosta de Mim”, e em “Porto dos Milagres”, novela da Rede Globo, na qual gravou “Quando Você Não Vem”, de Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza.


Orquestrando Brasil
Orquestra de Câmara Opus convida Eliana Printes
Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários, 3431­ 9400). Nesta quarta (26), às 20h. Gratuito.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!