Música

Amaranto celebra 20 anos

Trio Amaranto celebra 20 anos de carreira em show pela campanha “Transforme seu Imposto de Renda em Música, da Fundação de Educação Artística (FEA)

Por Alex Bessas
Publicado em 17 de novembro de 2018 | 03:10
 
 
 
normal

Belo Horizonte é terra fértil para parcerias duradouras. Seja nas artes cênicas (incluindo teatro de bonecos) ou na música, a capital tem seus exemplos de grupos longevos, artistas que estão há tanto tempo juntos que já se sentem como que em família. Bem, as irmãs Lúcia, Flávia e Marina Ferraz levam à literalidade tal expressão: juntas elas formam o grupo vocal Amaranto, há 20 anos.

No ano que celebram duas décadas de estrada, as cantoras mergulharam em saraus e fizeram extensa revisão da trajetória do trio. Agora, fazem oportuno show na Fundação de Educação Artística (FEA) – onde deram seus primeiros passos profissionais no fazer musical. As apresentações acontecem neste sábado (17), no domingo (18) e fazem parte da 7ª campanha “Transforme seu Imposto de Renda em Música”, projeto que, desde 2011, tem contribuído para manter o programa social de bolsas de estudo do FEA.

“A nossa relação com a fundação é bem antiga: para além da família, foi a primeira escola em que estudamos formalmente música, em 1990”, lembra Flávia Ferraz, que chegou a lecionar na instituição, caminho seguido também por sua irmã, Lúcia. Ministrando aulas, elas compreenderam, na prática cotidiana, a importância das bolsas de estudo. “Vários artistas mineiros foram formados lá, muitos deles entraram como bolsistas. É algo que abre novas perspectivas de vida”, elogia. Ao mesmo tempo, Flávia demonstra preocupação em sustentar esse projeto. “Como tudo na cultura, tem sido um desafio mantê-lo”, comenta a artista.

E se o vento não tem soprado a favor da cultura, é se propondo a superar obstáculos que o trio Amaranto chega aos 20 anos. “Começamos em 1998 e, claro, somos muito gratas por chegar até aqui. Hoje, olhamos em perspectiva e conseguimos avaliar todas as etapas da carreira”, cita. “Este é um momento importante, em que fazemos uma espécie de balanço. Os últimos anos foram cada vez mais desafiadores e há até uma sensação de regresso, sobre ter de quebrar barreiras, abrir espaços. Na verdade, a primeira década foi mais fácil que a segunda década”, examina Flávia, inteirando que shows em grandes plateias já não são uma realidade. “A maneira de consumir música mudou. A presença maciça de artistas nas redes sociais acabou diluindo, em alguns casos, a vontade de ir para o ao teatro”, elabora.

E se o horizonte se transformou, não falta resiliência para o trio. “É algo que põe a prova nossa criatividade. Continuamos com diversos projetos, DVD, livro infantil, música em plataformas digitais...”, enumera. Entre as novidades, as irmãs lançam, em 2019, um novo trabalho, gravado ao lado do Trio Mitre e que vai, prioritariamente, para a internet. 

Mas, este ano, a prioridade foi investir no “privilégio da presença”. É que o grupo Amaranto abriu as portas de sua sala de ensaios e realizou saraus, em que revisavam sua carreira. Ao longo do ano, o público disputava os 30 lugares disponíveis para assistir ao trio. Para o show no FEA, apesar da capacidade de público ser quatro vezes maior, a ideia é manter a mesma atmosfera intimista, sem uso de microfones e amplificação.

Além do Amaranto, o projeto “Transforme seu imposto de renda em música” recebe shows dos grupos Nós & Voz (24 e 25/11), Cordas e Vocais (1º e 2/12) e Voz e Cia (8 e 9/12). Com o valor dos ingressos revertidos para o programa de bolsas do FEA, Flávia menciona que o maestro Ernani Maletta foi quem aglutinou todos os grupos vocais para o projeto. Também apoiam a causa o músico Chico Amaral, ex-aluno da fundação, que gravou depoimento reconhecendo a importância do equipamento.

Amaranto
Sala Sergio Magnani (r. Gonçalves Dias, 320, Funcionários). Neste sábado (17) e domingo (18), às 19h. R$ 20 (inteira).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!