Mau cheiro vindo da tubulação, pias e ralos transbordando, entupimentos constantes. Problemas como estes, comuns em muitas residências, podem ser resolvidos com uma atitude bem simples: a limpeza da caixa da gordura. Porém, é importante estar atento para alguns detalhes antes da tentativa de solucionar o problema. Não adianta jogar substâncias químicas para aliviar o mau cheiro como soda cáustica, por exemplo. Nesse caso, será apenas uma medida paliativa e depois o problema pode voltar com mais força.

A explicação é que existem produtos químicos que aliviam o odor no momento, matando todas as bactérias presentes na tubulação. Mas poucos sabem que muitas dessas bactérias são responsáveis pela decomposição das matérias orgânicas, óleos e graxas coletadas nas caixas de gorduras, quebrando as moléculas maiores e assim facilitando a sua eliminação pelo esgoto.

Evite amadorismos

Daí a importância da procura de profissionais capacitados para a resolução definitiva do problema. "A caixa de gordura deve ser verificada mensalmente, e limpa sempre que necessário. Nunca use para limpeza produtos como querosene, gasolina ou tíner, pois além dos riscos de explosão são produtos que contaminam os cursos d’água", revela João Carlos de Castro Silva, engenheiro civil, sanitarista e professor da faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Fumec.

As caixas de gordura residenciais devem ser limpas em uma periodicidade constante, de seis em seis meses, com produtos corretos para que não acumulem muita sujeira e assim não impeçam a passagem da água numa vazão adequada. A gordura que vem das pias de cozinha ou lava-louças não deve ser lançada diretamente na rede coletora de esgoto, pois pode causar entupimentos. Por isso, existe a caixa de gordura, que a separa da água e impede a sua entrada e a incrustação nas paredes da tubulação. Isso acontece porque a gordura, ao se resfriar, torna-se sólida e pode formar blocos maiores, impedindo o funcionamento adequado do sistema.

Para quem está construindo, vale lembrar que a caixa pode ser feita em concreto ou em alvenaria de tijolo maciço revestida com argamassa de cimento. A caixa plástica adquirida em lojas também pode ser utilizada. O importante é que toda residência tenha uma e que ela receba os cuidados necessários. Atenção à caixa de gordura