Sustentabilidade

Novas utilidades

Materiais que seriam descartados viram artigos de luxo em vários ambientes

Por Juliana Siqueira
Publicado em 25 de setembro de 2014 | 17:33
 
 
 
normal

O compromisso com a sustentabilidade se transformou em uma tendência no universo do design e da arquitetura contemporânea. Além de ser uma postura singular de cada consumidor em relação aos cuidados com a preservação do meio ambiente, a intenção de aproveitar materiais de descarte e valorizar o “faça você mesmo” nunca foi tão chique.
 
A necessidade de atender as exigências de um mundo cada vez mais preocupado com a natureza impulsiona a criatividade de arquitetos e engenheiros mundo afora. Esse movimento não traz apenas os benefícios mais óbvios, como a reciclagem de materiais que seriam jogados fora e o uso consciente dos recursos naturais.
 
O processo de descoberta de novas possibilidades de uso de materiais reaproveitados na decoração pode fazer toda a diferença no resultado final de um projeto. A ideia é bastante simples: basta observar embalagens e os materiais descartados no dia a dia e garantir um novo uso decorativo para eles.
 
“De uma forma ou de outra, há uma visão muito mais aberta para o ecodesign hoje. Isso é ótimo. Vai chegar um dia, e está próximo, em que não teremos opção. Teremos de ser sustentáveis de qualquer forma”, pontua Barbara Nobre, responsável pelo espaço Spa na Mostra Morar Mais por Menos. Sendo assim, ideias não faltam para colocar esse pensamento em prática.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!