Inspiração

Rosa Quartzo, a cor de 2016 aplicada no décor

Tom que é tendência na moda e no design propõe paz, amor e respeito à natureza

Por Renata Abritta
Publicado em 06 de fevereiro de 2016 | 03:00
 
 
 
normal

Todos os anos, o Instituto Pantone, empresa que normaliza sistemas de cores, elege os tons que serão tendência para a moda e o design. Para 2016, a escolhida foi o Rosa Quartzo, com intuito de transmitir sensações de equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, compaixão e compostura. A cor seria um contraponto a 2015, ano marcado por caos, conflitos, profusão de informações nas redes sociais e muita urgência.
 
“O Rosa Quartzo é um tom mais aconchegante e leve. Ele representa tudo o que é contrário a esse momento atual que vivenciamos. Essa cor reforça a mulher e a sua importância na família e na sociedade, grita por paz e amor em meio a tanta intolerância e propõe uma trégua à natureza diante de tanta destruição. Ou seja, mais que uma cor, ela propõe reflexão”, explica a designer de interiores Fabiana Visacro.
 
Segundo ela, é possível usar o rosa com várias outras cores. “Podemos usar azul, verde, amarelo e vermelho, passando a denotar um ambiente que expresse as cores da natureza, um ambiente vivo”, afirma.
 
Decoração
 
No decór, a cor pode ser aplicada de várias formas, porém deve-se evitar abusos. “Apesar de ser suave, o Rosa Quartzo faz diferença no espaço e, por isso, deve ser usado com cuidado. Ele tem uma referência feminina e é usado por mim em muitos quartinhos de bebê, de menina e de moças”, destaca a designer de interiores Danielle Bellini.
 
Mas, segundo a especialista, esse tom é bem versátil e pode estar presente em todos os cômodos. “Também pode ser usado em detalhes no ambiente como almofadas, adornos, papel de parede, dentre outros. Enfim, não existe limite”, frisa. 
 
Já Fabiana destaca que é possível usar a cor do ano de 2016 até mesmo em um ambiente mais sisudo e sério, como um escritório de advocacia. “O rosa, mesmo o deste tom Rosa Quartzo, tem muita expressão e muita personalidade. Durante anos, ele foi usado para remeter o ambiente a um espaço feminino, mas hoje o rosa pode ser usado de várias formas. Basta equilibrar o tom com todos os outros elementos que compõem a decoração. Isso porque não é apenas uma peça ou uma cor  que determina o estilo do ambiente”, justifica.
 
Na prática
Em um de seus projetos, Fabiana lançou mão do Rosa Quartzo na sala de jantar para expressar o cuidado da mulher com a família. “Esse é um ambiente onde a família se reúne, então, quis representar no espaço esse olhar feminino que vai muito além da sexualidade, do homem e mulher, mas desse cuidado, atenção e carinho”, salienta Fabiana. 
 
Já na varanda, a designer mesclou a cor rosa a outros tons para dar vazão ao tema natureza. “Foi uma forma de ligar a sala de jantar com a área externa da casa, que tem muita natureza presente. O rosa fala das plantas e flores com alegria”, pontua.
 
Cores
 
O Instituto Pantone é uma empresa mundialmente conhecida por seus sistemas de cores catalogados e pela divulgação anual dos tons que irão ditar a tendência na moda e no design. As outras cores eleitas para 2016 após o Rosa Quartzo são Peach Echo, Serenity, Snorkel Blue, Limpet Shell, Lilac Gray, Buttercup, Fiesta, Iced Coffee e Green Flash. A cor de 2015 foi a Marsala, que faz alusão ao que é sofisticado, robusto, nutritivo, aterrado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!