A proposta, desenvolvida em parceria com o Sebrae, tem como objetivo desenvolver competências que vão além da sala de aula: estimular a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de transformar ideias em ações concretas — seja no mundo dos negócios, em projetos sociais ou na própria carreira. A Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, localizada no bairro Maracanã, em Montes Claros, foi selecionada para participar de um novo projeto que promete transformar a forma como jovens e ex-alunos da rede pública enxergam o futuro profissional. A iniciativa vai oferecer formação empreendedora e de inovação para mais de 6 mil estudantes e egressos do ensino médio em 100 escolas estaduais de Minas Gerais. Para quem é a formação? O projeto é voltado tanto para alunos regularmente matriculados quanto para egressos da rede estadual, oferecendo a esses jovens a chance de continuar aprendendo e se qualificando mesmo após a conclusão do ensino médio. Essa inclusão amplia o alcance da iniciativa e fortalece os laços entre a escola e a comunidade, valorizando o potencial de quem já passou por lá e deseja dar novos passos profissionais. O que será abordado na formação? Entre os principais temas trabalhados estão: • Protagonismo juvenil e autoconhecimento • Criatividade, inovação e resolução de problemas • Desenvolvimento de modelos de negócio • Educação financeira e planejamento pessoal • Sustentabilidade e impacto social Apesar de abordar empreendedorismo, o programa não se limita à criação de empresas. A ideia é desenvolver uma mentalidade empreendedora, útil em diversas áreas da vida pessoal e profissional. Novas perspectivas para os jovens A iniciativa chega em um momento em que muitos jovens buscam alternativas reais de inserção no mercado e autonomia financeira. Com a formação, os participantes poderão ainda apresentar projetos em feiras e eventos, o que pode impulsionar ideias inovadoras e gerar oportunidades. Além disso, os professores das escolas envolvidas também receberão capacitação para conduzir as atividades com metodologias práticas e inspiradoras. Quando começa? A formação está sendo implementada ao longo do segundo semestre de 2025. A expectativa é que a proposta ajude a fortalecer o protagonismo juvenil, ampliar horizontes e gerar impacto positivo nas comunidades onde as escolas estão inseridas.