Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio em área de pastagem nas proximidades do aeroporto de Janaúba, no Norte de Minas, mobilizou uma operação emergencial Corpo de Bombeiros da cidade. O fogo consumiu aproximadamente três hectares de vegetação e avançava perigosamente em direção à pista de pousos e decolagens, podendo comprometer a segurança das operações aéreas no local.
A rápida propagação das chamas gerou preocupação, sobretudo pelo risco à visibilidade e à integridade da pista, em plena temporada de estiagem. A guarnição dos bombeiros foi acionada e atuou com apoio de duas equipes da prefeitura, utilizando caminhões-pipa. No combate, foram empregados abafadores, mangueiras e cerca de 5 mil litros de água, sendo necessários 40 minutos de trabalho ininterrupto para controlar a situação.
O Corpo de Bombeiros alerta para os perigos das queimadas neste período seco. Além de comprometer a fauna e a flora, o fogo pode afetar diretamente a saúde da população e interromper atividades econômicas e logísticas, como as operações em aeroportos. “É fundamental que a população evite qualquer prática de queimada, especialmente em áreas próximas a centros urbanos e estruturas sensíveis”, reforça o comando do 6º Pelotão.
O incêndio foi controlado antes de alcançar a pista, evitando consequências mais graves. Ainda assim, o caso serve de alerta para os impactos que ações irresponsáveis podem causar durante a estiagem.