Dois homens foram presos em flagrante após furtarem cabos elétricos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na cidade de Mato Verde, no Norte de Minas. Um dos suspeitos afirmou à polícia que cometeu o crime para pagar uma dívida de R$ 40 mil com um agiota, acumulada devido ao vício em jogos de aposta pela internet.

A ocorrência teve início após um funcionário da Cemig perceber o desaparecimento de fios usados na instalação de uma rede elétrica nos fundos do cemitério da cidade. A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou pedaços de cabo espalhados pelo chão. Testemunhas disseram ter visto dois homens subindo em postes e cortando a fiação com o uso de alicates.

Durante a apuração, os militares conseguiram identificar o veículo utilizado na ação. O carro levou os policiais até um homem de 25 anos, localizado em um galpão onde trabalha com materiais recicláveis.

[caption id="attachment_190851" align="alignnone" width="400"] Imagem: Polícia Militar/ alumínio era extraído dos cabos[/caption]

Em conversa com os agentes, ele confessou o furto e revelou que derreteu os cabos para extrair o alumínio, que seria vendido. Segundo o suspeito, a quantia obtida com a venda seria usada para quitar parte da dívida com o agiota. Ele também informou que não agiu sozinho e levou os policiais até um imóvel alugado, onde parte do material ainda estava sendo processada.

Aos militares, o homem disse ainda que ele e o comparsa já haviam praticado outros furtos semelhantes na cidade. O alumínio obtido — cerca de 700 quilos — teria sido enviado para Belo Horizonte, de acordo com seu relato.

O segundo suspeito foi localizado, mas optou por não prestar declarações. Ambos foram levados para a delegacia da Polícia Civil e vão responder por furto qualificado.