Vai trabalhar durante o Carnaval e pensou que ia ficar de fora da folia? Não vai não. Este ano, a Fecomércio MG, patrocinadora do Carnaval de BH, criou o Bloco do Comércio para sair no domingo seguinte ao domingo de Carnaval. 

Esse estirão da folia para o domingo, depois da Quarta-Feira de Cinzas, é uma novidade no Carnaval de BH que veio para ficar. E com isso a Fecomércio MG quer homenagear e incluir na festa todos os trabalhadores que dão duro nos dias oficiais da festa. O Bloco do Comércio foi criado para que os comerciários, especialmente, mais todos os trabalhadores e foliões interessados, possam brincar o Carnaval que mais cresce no Brasil.     

A ideia de criar o Bloco do Comércio foi do presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato. Para ele, pelo fato de ser a festa popular mais importante do país, o Carnaval tem espaço para levar todo mundo junto numa escalada contagiante de vibração e alegria. E sendo o Carnaval de BH o que mais cresce no Brasil a ideia é não deixar ninguém de fora.  

“Como o Carnaval de Belo Horizonte alcançou imenso destaque e popularidade, dentro e fora de Minas Gerais, não poderíamos deixar de incluir nesta festa justamente aquelas pessoas que trabalham para atender os foliões nos dias oficiais da folia. É com muita alegria que a Fecomércio MG abre espaço para os comerciários terem o Bloco do Comércio para chamar de seu”, diz o presidente da Fecomércio MG.        

E o Bloco do Comércio vai estrear no Carnaval de BH em grande estilo. Nada menos que o grupo baiano É o Tchan! vai desfilar em um trio elétrico, saindo da Avenida Santos Dummont em direção à Praça Sete, no hipercentro da capital.  

A concentração do Bloco do Comércio será às 13h do domingo (18) e o encerramento será às 17h30. O cortejo contará com a participação do Batuca Sesc - projeto sociocultural desenvolvido pelo Sesc Palladium –, dos blocos Quando Come se Lambuza e Tchanzinho Zona Norte e das animadoras culturais Efigênia Maria e Bella La Pierre. 

O Batuca Sesc é uma atividade formativa de Arte Educação, coordenada pelo Sesc Palladium, que prevê a formação coletiva de jovens ritmistas, multiplicadores e interessados em geral, aptos a atuar na cena cultural tradicional e carnavalesca, por meio da prática de instrumentos de samba, fomentando, assim, a criação de grupos percussivos para apresentação nos desfiles de blocos de rua da cidade de Belo Horizonte.  

Fecomércio patrocina Carnaval de BH pelo segundo ano seguido 

Para a Fecomércio MG, Carnaval é coisa séria. Se por um lado a folia proporciona a milhões de pessoas a oportunidade de festejar e descontrair coletivamente, é esse movimento gigantesco que faz a roda da economia girar. É por isso que a Fecomércio MG investe fortemente no Carnaval de BH pelo segundo ano consecutivo.  

Ao todo, serão cerca de 4 milhões de reais investidos pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais no Carnaval de BH em 2024. O valor de 1 milhão de reais é o aporte feito diretamente na Prefeitura de Belo Horizonte para fomentar a folia.  

O valor aproximado de mais de 3 milhões de reais envolve ações como o treinamento, pelo Senac, de 3 mil empreendedores que vão trabalhar oferecendo produtos e serviços aos foliões. Esse treinamento de milhares de empreendedores também foi oferecido pelo Sistema Fecomércio MG em 2023 e se repetiu semanas antes do Carnaval BH deste ano.  

Aos empreendedores foram ensinadas técnicas para apresentação dos produtos, abordagem aos foliões, segurança, higiene, precificação, agilidade e fidelização. Todos os capacitados receberam também, gratuitamente, um kit com guarda-sol, bolsa e camisa para melhor identificá-los durante o evento. 

Já outra parte do investimento será aplicada em ações do Sesc em Minas que será responsável por diversas ativações espalhadas por BH nos dias de Carnaval, com foco em cultura, saúde e turismo. 

Além da veiculação de uma série de dicas de saúde e nutrição nas redes sociais, será colocado, de maneira simbólica, um preservativo gigante no obelisco da Praça Sete (mais conhecido como “Pirulito da Praça Sete”), como alerta para prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). 

Ainda como parte das ações voltadas para o bem-estar do público, o Sesc em Minas oferecerá caminhões-pipa em locais de maior concentração de pessoas para refrescar os foliões nos blocos carnavalescos.  

Esse conteúdo é de inteira responsabilidade do anunciante