Na área da educação, a Vale investiu no distrito de Macacos, que pertence à Nova Lima, com a construção da nova Escola Municipal Rubem Costa Lima, uma das principais demandas da comunidade.
“A escola antiga era bem no centro de Macacos, perto da igreja, mas houve esse pedido da comunidade para que tirassem as crianças de lá. A nova escola tem uma visão futurista e terá desde creche até o ensino fundamental II. Além disso, a maioria dos alunos é do próprio bairro, ou seja, vai ficar mais fácil para eles chegarem”, explica Roberta Batista, secretária municipal de Educação de Nova Lima. O terreno de 5.200 m² foi doado pela prefeitura da cidade.
Mais de 400 alunos da educação infantil, em Barão de Cocais, também serão beneficiados pela reforma da Escola Municipal Coronel Câncio. Concluída em maio, as obras foram custeadas pela Vale com um investimento de cerca de R$ 500 mil.
Consulta pública sobre o Plano de Compensação
Durante o mês de maio, a Vale promoveu uma consulta pública, por meio de formulário eletrônico, que vai ajudar a mineradora a definir as ações prioritárias do chamado Plano de Compensação e Desenvolvimento, que contempla futuros investimentos nos municípios afetados pelas alterações nos níveis de emergência das barragens B3/B4, Sul Superior e Forquilhas.
De acordo com Lucas Soares, gerente das ações de Reparação em Barão de Cocais, a iniciativa possui quatro eixos de atuação: educação, esportes e cultura; infraestrutura, urbanismo e meio ambiente; saúde e assistência social, além de desenvolvimento econômico e turismo.