Que é necessário cuidar do próprio bem-estar todo mundo sabe. Mas, e a atenção com os animais? Você, tutor de pet, conhece a variedade de métodos que tem como objetivo promover a saúde dos animais? As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são terapias alternativas que cuidam da vitalidade dos melhores amigos do homem. Confira, a seguir, os benefícios da acupuntura e cromoterapia para seu bicho.
Acupuntura para pets
Uma das Práticas Integrativas e Complementares, a terapia alternativa acupuntura é realizada em animais utilizando agulhas em pontos específicos do corpo do pet para aliviar dores, tratar doenças e melhorar a qualidade de vida.
Cromoterapia para animais
A cromoterapia para pets é uma técnica holística que utiliza a luz de diferentes cores para promover o bem-estar físico, emocional e mental dos animais. A cromoterapia é baseada na ideia de que as cores têm propriedades vibracionais que podem influenciar o equilíbrio energético do corpo. O método alivia uma variedade de problemas, como:
- Dor e inflamação;
- Estresse e ansiedade;
- Problemas de comportamento;
- Problemas de pele e pelagem;
- Problemas digestivos.
Vale ressaltar que as especialidades de homeopatia e acumpuntura veterinária foram reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia em 1995. As resoluções nº 1248, 1257, 1271 e 1287 abordam a acupuntura; já a resolução nº 1247/19 trata da homeopatia.
Outras terapias alternativas
Além da acupuntura e cromoterapia destinada aos animais, existem outras terapias alternativas que são trabalhadas nos pets. São elas:
- Fitoterapia: forma de tratamento que utiliza plantas medicinais para promover a saúde e o bem-estar dos cães;
- Florais de Bach: método de terapia floral que conta com essências de flores para promover o equilíbrio emocional e espiritual;
- Homeopatia: assim como em humanos, este processo dispõe de remédios homeopáticos para tratar doenças e condições de saúde nos pets;
- Massoterapia e Reiki: são técnicas holísticas que visam promover o bem-estar físico, emocional e espiritual dos animais; utiliza manipulações suaves para relaxar os músculos, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o estress;
- Quiropraxia: atividade que visa melhorar a saúde e o bem-estar dos animais através da manipulação e ajuste da coluna vertebral e do sistema musculoesquelético.
Todas essas terapias alternativas contribuem para uma melhor qualidade de vida dos pets. O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais alerta que as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) "devem ser realizadas por profissionais capacitados e sempre de forma integrada ao tratamento veterinário convencional, garantindo a segurança e eficácia dos cuidados prestados. Essas práticas são reconhecidas como ferramentas valiosas na ampliação do cuidado e no tratamento individualizado de cada animal."
Animais e qualidade de vida: entenda a relação
A presença de animais em casa é capaz de transformar a vida das pessoas, impactando positivamente o bem-estar físico e emocional. Interagir com animais pode reduzir o estresse, aliviar a solidão e melhorar o humor. Confira, no Programa Interessa, como esses companheiros fiéis contribuem para a saúde mental e emocional.