Uma cadela se transformou em uma verdadeira heroína após salvar a sua família de um explosivo arremessado no quintal de sua casa. O episódio aconteceu em Lima, no Peru, quando um homem lançou um pedaço de dinamite com o pavio aceso na residência do jornalista peruano Carlos Alberto Mesias Zarate. A cadela, chamada Manchis, percebeu o perigo e conseguiu apagar o pavio com a boca, evitando uma explosão. 

Câmeras de vigilância instaladas na casa registraram o momento em que um indivíduo vestido de preto arremessa o objeto no quintal e foge rapidamente do local. As imagens também mostram quando o cão, uma mistura de cocker spaniel de pouco mais de 11 kg,  desce as escadas da residência e vai diretamente ao explosivo, cutucando o pavio antes de mordê-lo até apagá-lo.

O jornalista contou que ficou mais surpreso com o ato heroico de sua cachorra do que com o ataque em si. "Ela mastigou, mastigou e salvou nossas vidas", contou à imprensa local 

Após o ocorrido, o Zarate acionou as autoridades para reportar a tentativa de atentado. Um suspeito já foi detido pelas autoridades em conexão com o incidente, embora as investigações continuem em andamento. Segundo a NCB News, autoridades confirmaram que o explosivo era do "tipo de dinamite usado em minas terrestres”.

De acordo com o New York Post, o ato heroico, porém, deixou sequelas em Machis. Nos dias seguintes ao incidente, a família percebeu que as cordas vocais do animal foram danificadas durante a ação. "Você não pode ouvi-la latir agora", explicou o jornalista, referindo-se ao som quase inaudível que substituiu o latido forte registrado nas imagens de vigilância.

Mesmo com essa consequência, a cadela continua ativa e se tornou uma pequena celebridade após o incidente.