O governador Romeu Zema (Novo), o pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, senador Carlos Viana (Podemos), e a presidente estadual da legenda, deputada federal Nely Aquino, participaram neste sábado (11/05) em Belo Horizonte de seminário para pré-candidatos pela sigla na capital e interior nas eleições 2024. O simpósio aconteceu no hotel Ouro Minas.

Também neste sábado, o senador Viana assumiu a presidência do diretório municipal do Podemos. O parlamentar lidera a pesquisa Datatempo de intenção de voto para a Prefeitura de Belo Horizonte, com 15,9%.

"Vamos fazer de Belo Horizonte uma cidade melhor", afirmou Viana, em discurso. E falou sobre sua trajetória. "Na minha vida nada foi fácil. Fui engraxate e office boy. O dia em que a marmita azedava, não tinha dinheiro para comprar outra".

Zema chegou acompanhado da pré-candidata do Novo à prefeitura da capital, a secretária de estado de Planejamento, Luísa Barreto, antepenúltima na Datatempo, com 1,7% das intenções de voto.

Zema não perdeu a oportunidade de citar sua candidata, durante palestra, que fez antes da fala de Viana. "Me acompanha aqui a secretária de estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto". Se referiu ainda ao trabalho desempenhado pela auxiliar. Viana e a secretária acompanharam a palestra do governador sentados na primeira fila da plateia.

"Ela foi a responsável pelo fechamento do acordo de Brumadinho", disse, se referindo ao acerto entre o governo e a mineradora Vale para investimentos de R$ 37 bilhões para projetos econômicos e sociais como forma de compensação pela tragédia.

A assessoria do seminário afirmou que o governador participou do encontro por ser amigo de outro palestrante, Geraldo Rufino. "Estamos em times diferentes, mas se é para entrar em campo para jogar bonito, e não para dar canelada, estamos juntos", afirmou.

Ao final, Zema cumprimentou Viana. Zema, na palestra, falou sobre sua carreira no setor privado. "Isso me fez conhecer esse estado. Acho que só caminhoneiro conhece o estado como eu", declarou, aos participantes do encontro.

A presidente do Podemos em Minas frisou o desafio que é a candidatura dos vereadores. Nely foi vereadora e presidente da Câmara de Belo Horizonte. E elogiou Viana: "Tenho muito orgulho de tê-lo como pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte", disse.

"A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, também participou do seminário. "Hoje fico muito feliz que, em um maiores estados do país, também temos pré-candidato à prefeitura. Venho te agradecer Viana", disse.

Metrô

O governador, em seu discurso, disse que foi o responsável pelos recursos para a expansão do metrô da capital. Na sua participação no evento, Viana retrucou.

"Zema falou aqui sobre o metrô, mas quem arrumou R$"2,2 bilhões para a obra foi o meu mandato", afirmou.

O simpósio foi para orientações ao pré-candidatos sobre como apresentar propostas na campanha e utilização das redes sociais para o contato com os eleitores. Cerca de 400 pessoas participam do seminário.