ELEIÇÕES 2024

Adalclever Lopes é cotado para ser coordenador da campanha de Fuad

O ex-deputado estadual Adalclever Lopes (PSD) também atuou como coordenador da pré-campanha ao Governo de Minas de Alexandre Kalil em 2022

Por Mariana Cavalcanti
Publicado em 23 de maio de 2024 | 16:49 - Atualizado em 23 de maio de 2024 | 19:32
 
 
 

O ex-deputado estadual Adalclever Lopes (PSD), que já foi braço direito do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, está sendo cogitado para ser um dos coordenadores da pré-campanha de Fuad Noman (PSD), que tenta a reeleição nas eleições municipais de 2024. Segundo apurou o Aparte, apesar de Adalclever já estar trabalhando na pré-campanha, ainda não é um consenso dentro do PSD se ele será um dos coordenadores. 

Na última segunda-feira, o PSD de Minas realizou um encontro entre os pré-candidatos à Câmara Municipal de BH com Fuad e o presidente estadual do partido, o deputado estadual Cássio Soares. Adalclever esteve presente na reunião e foi anunciado como “coordenador da pré-campanha do prefeito Fuad”. O ex-deputado foi procurado, mas não retornou até o fechamento da edição. 

Questionado, Cássio Soares afirmou que Adalclever está contribuindo “voluntariamente” com a pré-campanha, mas que a definição do coordenador ainda depende da elaboração de organograma oficial. Em 2022, Adalclever era o coordenador da pré-campanha de Kalil ao Governo de Minas, mas largou o cargo para se dedicar à própria campanha de deputado estadual, que acabou não vingando. 

Eleito pelo MDB por quatro mandatos e presidente da ALMG por dois biênios (2015 a 2019), Adalclever está sem mandato desde 2018, quando decidiu disputar o governo de Minas e acabou ficando em quarto lugar, com 2,77% dos votos.

O nome de Adalclever como coordenador da pré-campanha de Fuad, entretanto, não é consenso dentro do partido. Fontes afirmaram ao Aparte que, apesar do nome do coordenador ser uma decisão do prefeito, ele deve tentar contemplar, também, os partidos e lideranças que vão apoiá-lo, além do senador Rodrigo Pacheco (PSD) e o ministro Alexandre Silveira (PSD).

Quem também foi cogitado como possível coordenador da pré-campanha de Fuad foi o ex-vice-prefeito do Kalil e atual secretário Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Paulo Lamac (Rede). Nomeado na PBH em março deste ano, Lamac teria a intenção de tentar convencer o próprio partido, do qual é presidente estadual, a apoiar a candidatura de Fuad, apurou o Aparte. 

Fontes de dentro do PSD informaram à reportagem que Lamac teria interesse em, futuramente, declarar apoio à reeleição de Fuad, mas que no momento ele não quer se comprometer na pré-campanha por fidelidade à Rede, que deseja lançar candidato próprio. Ele é, inclusive, um autodeclarado pré-candidato, ao mesmo tempo que a legenda também lançou a pré-candidatura da deputada estadual Ana Paula Siqueira. 

Lamac foi procurado, mas não respondeu até o fechamento da edição.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!