INDEFINIÇÕES

Resolução de PSOL e Rede indica Bella Gonçalves como candidata, mas divergências persistem

Federação é obrigada a lançar candidatura unificada, mas Ana Paula Siqueira (Rede) diz que vai manter pré-campanha

Por Hermano Chiodi
Publicado em 23 de maio de 2024 | 13:24 - Atualizado em 23 de maio de 2024 | 13:38
 
 
 

A federação formada por PSOL e Rede definiu que a deputada Bella Gonçalves (PSOL) é o nome oficial do partido na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte em outubro. Uma resolução aprovada em reunião das legendas, na noite desta quarta-feira (22/5), indica este caminho. Porém, a decisão não pôs fim às divergências internas na legenda.

A outra pré-candidata apresentada pela Federação, deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), diz que, apesar da resolução, irá manter sua pré-campanha na rua. A esperança da parlamentar é que as legendas mudem de posição até a convenção partidária, prevista para acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto.

“A deputada estadual Ana Paula Siqueira segue estritamente a legislação eleitoral, que determina as convenções partidárias como instância para que os filiados reúnam-se junto aos diretórios partidários e definam quem serão os candidatos na disputa eleitoral”, diz nota da parlamentar sobre a decisão da federação. “Até lá, o movimento BH tem Jeito continua, legitimamente, ouvindo a população e circulando por todas as regiões Belo Horizonte”, conclui.

Em Minas, a federação é presidida pelo PSOL, que deve ter a prioridade na escolha do candidato e já adiantou que não pretende abrir mão da indicação de Bella Gonçalves como cabeça de chapa na disputa municipal.

Tentativa de união

Desde o lançamento das pré-candidaturas vinculadas à federação PSOL-Rede, as deputadas Bella Gonçalves e Ana Paula Siqueira têm trabalhado para evitar rachas no partido e tentam transmitir a imagem de união, apesar da disputa pela indicação.

Existe também uma tentativa na federação de manter as pré-candidaturas duas em destaque para capitalizar o esforço feito pelas duas e a possibilidade de se criar um modelo diferenciado de aliança capaz de colocar as pré-candidatas na mesma chapa sem diminuir nenhuma das duas.

Além das duas, o ex-vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede), também colocou seu nome para a disputa e ainda estaria tentando conquistar a maioria de seus correligionários.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!