O Ministério dos Transportes anunciou nessa terça-feira (11) a aprovação da implantação de duas trincheiras na BR-381, em Contagem, na região metropolitana, que beneficiarão a integração das regiões do Riacho, Industrial e Eldorado. O investimento somado para intervenções em vários pontos da rodovia entre Minas Gerais e São Paulo é de R$ 13 bilhões, incluindo os trechos na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o anúncio feito pelo Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as obras da primeira trincheira, no km 480, que ligará o bairro Jardim Riacho à avenida Francisco Firmo de Matos, será iniciada em 2026. A segunda trincheira, na altura do km 479, também está garantida, com previsão de início a ser definida posteriormente.
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), esteve junto ao governo federal para pleitear a implantação das duas trincheiras de nível inferior na BR-381. A empresa Arteris Fernão Dias, que é responsável pela gestão da rodovia, apresentou ao Ministério dos Transportes uma proposta de repactuação do contrato de concessão que permitirá a realização das obras, que serão executadas pela concessionária.
“É uma obra muito importante, não só porque melhora a mobilidade da BR-381, mas também da nossa cidade, uma vez que a Contagem cresceu muito e o trânsito naquela região está muito sobrecarregado”, afirmou Marília.
Conforme o projeto desenvolvido pela Arteris, a primeira trincheira fará ligação da avenida Riacho das Pedras com a avenida Francisco Firmo de Matos, em trecho com duas pistas. A segunda trincheira será entre as ruas Arterial e Anchieta, nos bairros Bandeirantes e Santa Maria, respectivamente, e seguirá até a ligação com a avenida Vila Rica.