O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (27) em Minas Gerais para dois dias de compromissos no estado com passagens por três cidades, sendo duas governadas pelo partido. Lula vem a Belo Horizonte, Contagem, na Região Metropolitana da capital, e Juiz de Fora, na Zona da Mata.
A primeira agenda de Lula será em Contagem, governada por Marília Campos (PT) nesta quinta, com previsão de chegada às 15h. Lula vai visitar as obras da Avenida Maracanã, uma das principais intervenções viárias do município, que ajudará a aliviar o trânsito no centro histórico da cidade.
Ao contrário de outras vezes em que esteve em Minas Gerais durante o atual mandato, o terceiro de Lula como presidente, o ato em Contagem terá a presença da população, com previsão de palco e discurso. A presença do presidente em Contagem, a maior cidade governada pelo PT no país, tem também o objetivo de aparar arestas com a prefeita Marília.
A chefe do Poder Executivo municipal, em seu círculo mais próximo de assessores, reclama de falta de atenção do governo federal em relação com a cidade, exatamente por ser a mais importante entre as governadas pela legenda no país.
Na sexta-feira (28/06), Lula enfrenta a parte mais delicada de sua visita ao estado. O presidente, em cerimônia marcada para as 10h, em Belo Horizonte, o chefe do Poder Executivo federal anunciará investimentos em Minas Gerais.
A capital mineira é governada por Fuad Noman (PSD), partido que faz parte da administração Lula. Noman tenta o apoio do presidente na disputa pela reeleição. O partido do presidente, porém, tem como pré-candidato o deputado federal Rogério Correia.
De Belo Horizonte o presidente segue para Juiz de Fora, governada por Margarida Salomão (PT), onde inaugura o viaduto Roza Cabinda, que fará a ligação da região leste com o centro da cidade.
Na parte política, a visita de Lula a Juiz de Fora pretende também apaziguar os ânimos de lideranças locais, que se queixam de não participação do PT em eleições anteriores, como as de 2012 e 2016, quando a atual prefeita foi derrotada.
Esta é a quarta visita de Lula a Minas Gerais durante o seu terceiro mandato como presidente. A primeira foi em fevereiro, depois de mais de um ano de governo, para anunciar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Belo Horizonte.
A segunda foi em março, quando o presidente participou da inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. A terceira foi em abril, também para uma inauguração de unidade para produção de insulina em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.