ELEIÇÃO 2026

Zema admite formação de chapa com Caiado para a Presidência da República em 2026

"Na política tudo é possível", afirmou o governador de Minas, em Goiânia, ao ser questionado sobre a dobradinha

Por Leonardo Augusto
Publicado em 09 de junho de 2024 | 13:58 - Atualizado em 09 de junho de 2024 | 17:20
 
 
 

O governador Romeu Zema admitiu neste sábado (08/06) em encontro do partido Novo em Goiânia ser possível a formação de uma chapa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), para a disputa pela Presidência da República em 2026.

"Na política tudo é possível", afirmou Zema, em entrevista ao jornal Opção, ao ser questionado sobre a possível chapa. O governador não comentou quem ficaria com a vice.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Poder Excutivo de Goiás para repercussão da declaração com o governador Caiado e aguarda retorno. Em abril, Caiado anunciou que se colocará como pré-candidato na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026.

Na entrevista em Goiânia, Zema voltou a defender a união entre os governadores de centro-direita para a definição de um nome em 2026. Além dele e Caiado, Zema citou como integrantes desse grupo os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do Mato Grosso, Mauro Mendes, que também é do União Brasil, e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB).

"O que espero é que nós, governadores de centro-direita, (...) venhamos a trabalhar juntos nessa eleição de 2026. Se nós trabalharmos juntos pela representatividade desses estados, temos condição de apoiarmos um nome que esse grupo indicar e fazermos frente para a esquerda com peso muito grande", disse Zema.

Dos seis governadores do grupo citado pelo chefe do Poder Executivo de Minas Gerais, quatro, Zema, Caiado, Ratinho e Mendes, estão em segundo mandato e, portanto, não podem se reeleger. Dois, Tarcísio e Riedel, foram eleitos apenas uma vez para o cargo.

Assim como Caiado, mas mesmo antes do governador de Goiás, Zema também já deu declaração sobre a possibilidade de se candidatar à Presidência da República, Na noite de 2 outubro de 2022, após vencer a disputa pela reeleição no primeiro turno. o governador respondeu com o "por que não"?, ao ouvir de correligionários gritos de "presidente" na sede do comitê do Novo em Belo Horizonte.

Dentro do Novo Zema já é tratado como candidato ao Palácio do Planalto em 2026, conforme mostrou reportagem de O Tempo publicada no último dia 27.  O presidente nacional da legenda, Eduardo Ribeiro, na matéria, afirma que o governador de Minas é "naturalmente visto como um presidenciável".

O dirigente ponderou, no entanto, que no momento Zema mantém dedicação total ao governo.Ribeiro também não descartou a possibilidade de uma composição em que o atual chefe do Executivo mineiro entrasse como vice em chapa para a Presidência da República.

Marcação cerrada

Sindicatos de servidores públicos da área da segurança do estado de Minas Gerais utilizaram um painel luminoso de Goiânia para publicar reclamação contra Romeu Zema durante a passagem do governador pela cidade, neste sábado.

O painel, na região central da cidade, mostrou durante o dia a frase "os mineiros não querem o mesmo mal para o Brasil. Zema nunca mais". E também "Minas tem um desgoverno que não valoriza a segurança pública e aumenta os índices de criminalidade no estado".

O presidente do Sindpol-MG, o sindicato dos policiais civis de Minas Gerais, Wemerson Oliveira, disse que os custos do uso do painel foram rateados entre as entidades representativas dos trabalhadores da área de segurança pública do estado. O valor gasto não foi revelado.

Na quinta-feira (06/06) a Assembleia Legislativa aprovou aumento de 4,62% para os servidores públicos, exatamente o percentual defendido pelo governo do estado. A oposição tentou aumentar o reajuste para 10,67%, mas a base de Zema não aprovou emendas prevendo a mudança.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!