A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira (23/07), no Diário Oficial do Município (DOM), a convocação para a posse dos candidatos aprovados em concurso público. A assinatura do termo de posse está marcada para o dia 7 de agosto de 2024, às 13h. A assessoria da Câmara informou que, após a assinatura do termo de posse, o servidor tem até dez dias para começar a trabalhar.
No dia 12 de julho, a Câmara já havia realizado a nomeação dos 95 aprovados no concurso. No total, os cargos correspondem a 14 especialidades, com salários que variam de R$ 4.759,37 a R$ 11.727,44. A lista de nomeados foi publicada em uma portaria assinada pelo presidente da Câmara, Gabriel Azevedo (MDB).
O concurso abriu 91 vagas e convocou, posteriormente, mais quatro candidatos, sendo um analista de tecnologia da informação da área de infraestrutura, dois consultores legislativos (das áreas de administração pública e de orçamento e finanças) e um coordenador do processo legislativo.
Este foi o primeiro concurso da Câmara que ofereceu cotas de vagas para candidatos negros. Os candidatos que se inscreveram para a cota racial passaram pelo processo de heteroidentificação, que é a verificação de enquadramento nos critérios.
A chamada para assinatura do termo de posse dos aprovados obedece ao critério dos candidatos previamente habilitados após apresentação de todos os documentos exigidos. Quem não puder comparecer nessa data, poderá tomar posse na última data do prazo: dia 12 de agosto de 2024, na sala da diretoria de gestão de pessoas.