O governo de Minas Gerais anunciou nesta quarta-feira (25 de setembro) que o coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende foi o escolhido pelo Executivo como novo Chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais. O coronel ocupa o lugar de Carlos Frederico Otoni Garcia, que a convite de Romeu Zema (Novo), deixou o posto na GMG para assumir o Comando-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). 

O governador Romeu Zema (Novo) trocou o alto escalão da Polícia Militar de Minas Gerais na última segunda-feira (23 de setembro), mas a data da publicação oficializando a troca do comando ainda não havia sido definida. A mudança no comando da Polícia Militar foi oficializada nesta quarta-feira em evento com presença do governador Romeu Zema. 

Em solenidade, foram apresentados o novo Comandante-Geral da corporação, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; e o novo Chefe do Estado-Maior, coronel Maurício José de Oliveira. A data da posse do novo Chefe do Gabinete Militar do Governador (GMG), Coronel Rezende, ainda será definida.

De acordo com o governo do Estado, o coronel Rezende é integrante do GMG desde 2019, onde exerceu a função de Ajudante de Ordens do Governador e Superintendente de Segurança e Inteligência (SSI), cargo que ocupava até então, sendo responsável por levar a SSI a uma posição de destaque na formação de agentes e proteção de autoridades no país. Ele também já atuou na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

“O novo Chefe do Gabinete Militar do Governador tem uma sólida carreira na corporação mineira, tendo comandado o Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco (GEPAR), do 22º Batalhão de Polícia Militar, além de ter liderado a 2ª Companhia do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM)”, diz o Executivo estadual em nota.