O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) escancarou as disputas internas no PT de Minas e abriu uma divergência dentro do grupo ‘’Construindo um Novo Brasil’’ (CNB), que reúne a maioria das lideranças petistas e tem sido majoritário nas decisões da legenda.

Representantes da CNB fizeram dois encontros em Belo Horizonte neste fim de semana. Um deles organizado por Reginaldo, na sexta-feira (14 de março), e o outro no sábado (15 de março), sendo este último considerado o encontro oficial e que reuniu lideranças importantes da CNB, entre elas o deputado federal e ex-prefeito da capital, Patrus Ananias, a ministra Macaé Evaristo, os ex-ministros Luiz Dulci e Nilmário Miranda, e o líder do bloco de oposição na Assembleia, deputado estadual Ulysses Gomes .

A razão do ‘racha’ na CNB está em uma divergência em relação à escolha da nova direção nacional petista, prevista para ocorrer em julho. Reginaldo afirma que irá apoiar Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e escolhido de Lula para comandar a legenda. Contudo, a direção nacional da CNB ainda não se posicionou e poderia lançar uma candidatura alternativa encabeçada pelo deputado federal José Guimarães (PT/CE). 

Um dos objetivos principais do grupo de Reginaldo seria mostrar a Edinho que ele terá uma ala da CNB com ele em Minas. Contudo, em entrevistas no encontro oficial do grupo majoritário, José Guimarães não assumiu uma candidatura e disse que o importante seria unir a legenda.

‘’Mais de 600 lideranças de mais de 320 cidades reunidas para debater e construir o futuro de Minas e do Brasil. Prefeitos(a), vice-prefeitos(a), vereadores(a) e lideranças locais uniram forças para fortalecer políticas públicas, impulsionar o desenvolvimento e garantir que Minas ocupe o lugar de destaque que merece’’, disse Reginaldo Lopes sobre o encontro realizado no Sesc Venda Nova, na última sexta.

O encontro de sábado teria sido marcado depois que Reginaldo havia iniciado a mobilização de seus aliados; segundo as informações, a direção da CNB teria sido comunicada de que Reginaldo não teria condições de participar do encontro no sábado por causa de compromissos prévios. Depois disso, o parlamentar teria recebido apenas a informação de que não seria possível alterar a data do encontro.

Minas em pauta

Além da disputa da direção nacional do PT, também haveria um racha interno pelo comando da legenda em Minas Gerais. Reginaldo Lopes é o principal fiador do atual presidente do partido no Estado, o deputado estadual Cristiano Silveira, mas haveria movimentações dentro da CNB para bancar outro nome. A alternativa principal é que o grupo majoritário rompa com o grupo de Reginaldo para apoiar a candidatura da deputada estadual Leninha (PT), que, no sábado, participou do encontro da CNB com José Guimarães.