Um dos primeiros compromissos públicos do prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), após sua volta do congresso sobre saneamento no Peru será a participação, no domingo (13 de abril), de um encontro público organizado pela Associação dos Moradores do Bairro Belvedere (AMBB) para discutir obras no bairro. Damião volta ao país na sexta (11 de abril).

O Belvedere, bairro de classe média alta localizada na zona sul da capital mineira, enfrenta graves problemas de trânsito. Além da alta concentração de prédios, na região está localizado o BH Shopping. É, ainda, passagem para acesso a hospitais e condomínios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Um convite para a reunião está sendo distribuído para moradores da região pelas redes sociais. "A convite da Associação de Moradores do Bairro Belvedere, o prefeito de BH quer te ouvir! Vamos mostrar a importância das obras viárias na região", diz o chamado, que conta com uma foto de Damião, e o endereço da reunião, que acontecerá na sede da associação. O encontro será às 10h.

No último dia 4, a obra de alargamento do viaduto sobre a BR-356, que faz a ligação da via com o bairro, teve prosseguimento colocado em xeque após a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) retirar do projeto a construção da terceira faixa de rolamento no sentido Santa Lúcia, que prometia desafogar o trânsito na região. A medida, conforme a PBH atendeu solicitação da comunidade local, que se manifestou contra a possibilidade de corte de cerca de 200 árvores durante a execução do projeto.

A prefeitura divulgou a seguinte nota sobre as obras no Belvedere: "É importante esclarecer que o contrato está em vigor e a empresa está executando, neste momento, a fase de verificação estrutural. Dessa forma, não há que se falar em paralisação de obras ou realização de nova licitação".