A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), reuniu-se na manhã desta segunda-feira (14 de abril) com o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), na sede da prefeitura. A visita de cortesia ocorreu durante passagem da ministra por Minas Gerais, onde, à tarde, ela participa de evento do programa Mais Ciência na Escola, no Instituto Federal de Betim. Durante o encontro, foram discutidas possíveis parcerias para ampliar o acesso à tecnologia e à educação científica na capital mineira.

A reunião contou com a presença do secretário de Governo de Belo Horizonte, Guilherme Daltro, da ex-deputada federal Jo Moraes (PCdoB), do vereador Edmar Branco (PCdoB) e da equipe técnica do ministério. Na saída, o prefeito destacou a importância de aproximar a capital das políticas do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Nós já temos parceiros dentro do Ministério, mas nada melhor do que conversar um pouco com a ministra e colocar Belo Horizonte na rota do Ministério de Ciências e Tecnologias, porque a capital precisa evoluir junto com o país”, afirmou Damião. Segundo ele, o objetivo é ampliar o acesso à tecnologia nas escolas municipais e fomentar o contraturno escolar com atividades voltadas à ciência e inovação. “A tecnologia não é só mais o futuro. A tecnologia é o presente, um pouco já do passado, e o futuro vai ser altamente marcado por aqueles que estudarem tecnologia no nosso país.”

À imprensa, a ministra Luciana reforçou a importância de levar conectividade às periferias de Belo Horizonte e contou qual foi o principal pedido de Damião ao Ministério . “O prefeito passou para mim que tem muita preocupação em levar conectividade às periferias, com telecentros, para desde cedo haver o acesso. Você não consegue desenvolver habilidades em tecnologia da informação sem infraestrutura para isso”, pontuou. A ministra mencionou o uso da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável por instalar redes de fibra óptica em instituições de ensino e saúde, como uma possibilidade de apoio à capital mineira.

Além disso, a ministra destacou que Belo Horizonte pode, no futuro, participar do programa Mais Ciência na Escola, que será apresentado em Betim nesta tarde. Para isso, segundo a ministra Luciana, a prefeitura precisa elaborar um projeto com alguma instituição de ensino federal, como a Universidade Federal de Minas Gerais, e participar de um edital. “O que a gente pretende é trazer isso também para Belo Horizonte, formar desde cedo as crianças e fazer com que elas possam se adaptar a essa nova realidade”, disse a ministra.