A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o senador Rodrigo Pacheco (PSD), anunciaram nesta quinta-feira (10/7), em Brasília, um pacote de obras no valor de R$ 300 milhões para intervenções na rodovia Fernão Dias (BR-381), no trecho que corta a cidade entre o bairro Riacho e a Praça da Cemig, na Cidade Industrial. O projeto prevê a construção de duas trincheiras e a ampliação de dois viadutos com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e reduzir congestionamentos crônicos na região.
De acordo com Marília Campos, os detalhes das intervenções serão apresentados em agosto, como parte das comemorações do aniversário do município. A expectativa é que as obras comecem no primeiro trimestre de 2026, em pleno período eleitoral. Pacheco é o preferido do presidente Lula para disputar o governo de Minas Gerais no próximo ano e Marília tem sido pressionada a colocar o seu nome como puxador de votos na chapa do senador.
“Estas obras são fundamentais para a integração da cidade, melhorar a mobilidade entre bairros importantes e acabar com os congestionamentos crônicos, garantindo maior segurança aos motoristas”, afirmou a prefeita.
As intervenções previstas incluem:
- Construção de uma trincheira ligando a Avenida Francisco Firmo de Matos à Avenida Riacho das Pedras, na altura da Hípica (km 480);
- Implantação de uma trincheira na região da antiga Toshiba, no bairro Bandeirantes (km 479);
- Duplicação do viaduto da Rua Monsenhor Messias, também próximo à Hípica (km 480+600);
- Ampliação do viaduto que conecta as Avenidas Colúmbia e Centauro, entre o Carretão e o Hotel Actual (km 481+500).
O presidente do Senado destacou o papel da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da prefeita de Contagem na articulação para viabilizar os investimentos.
“Agradeço muito à ANTT por atender essa demanda que é de Contagem, mas também de toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Minas vai passar por várias transformações com essa política do presidente Lula, para garantir infraestrutura nas rodovias. Essas obras têm sido reivindicadas há anos pela prefeita Marília e hoje temos a confirmação de que serão realizadas”, afirmou Rodrigo Pacheco.
Uma publicação compartilhada por Marília Campos (@mariliacampos.contagem)
Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, as intervenções fazem parte de um projeto de reestruturação da concessão da BR-381 (Rodovia Fernão Dias), realizado em parceria com o governo federal, a agência reguladora e a concessionária Arteris. A previsão é de que as obras sejam concluídas até 2030.