O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi homenageado nesta quarta-feira (2 de julho) em cerimônia realizada na Cidade Administrativa. Durante o evento, que marca o Dia Nacional dos Bombeiros, 32 autoridades civis, personalidades e militares, além de 57 militares da corporação, foram agraciados com a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, a maior honraria dos Bombeiros.

De acordo com informações do Governo de Minas, a medalha é entregue àqueles cuja dedicação e apoio são essenciais para o sucesso das iniciativas da corporação no compromisso de salvar vidas e proteger a população mineira.

Participaram da solenidade o governador Romeu Zema (Novo) e o vice-governador Mateus Simões (Novo), ao lado da comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e do subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa.

Durante sua fala, Zema parabenizou o trabalho dos Bombeiros em Minas Gerais e lembrou da operação envolvendo a tragédia em Brumadinho, que, seis anos após o rompimento da barragem, ainda busca por três vítimas - tratadas como jóias - ainda não localizadas.

“O Corpo de Bombeiro de Minas Gerais tem sido motivo de grande orgulho para todos nós mineiros, pelo trabalho que faz e pela forma como atua”, disse o governador. “O que eu tenho é de reconhecer e agradecer todo esse esforço que tem sido feito e lembrar que, na nossa gestão, nós temos feito aquilo que está ao nosso alcance pela instituição. (...) Sabemos que a situação do Estado ainda é grave, mas aquilo que foi possível, vocês podem ter certeza que nós avançamos”, finalizou.

Conforme a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, o Dia Nacional dos Bombeiros, assim como a homenagem promovida pela corporação nesta quarta, é uma forma de celebrar e valorizar os profissionais que se dedicam e colocam a vida em risco pela população.

“Cada bombeiro que é agraciado no dia de hoje não carrega sozinho essa medalha que foi entregue. Ele carrega com ele toda a equipe que entra em serviço no dia a dia. Então, de fato, é um momento que, para a corporação, é muito importante. Não é uma simples solenidade, é estar sempre relembrando e reverenciando tanto a nossa história quanto a nossa missão diária”, ressalta.

De acordo com informações do Executivo estadual, em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais atendeu mais de 470 mil ocorrências em todo o estado. Dessas, foram mais de 29 mil registros de incêndio em vegetação, agravados pela falta de chuvas e pelas altas temperaturas.